Vítimas de acidente de trabalho serão lembradas nesta quinta (28)
27-04-2016 20:30

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setrab), em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, promove nesta quinta-feira (28), na Rua XV de Novembro, uma ação para sensibilizar a população sobre a importância do uso de equipamentos de segurança e a prevenção de acidentes de trabalho.

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical, e logo se espalhou por diversos países, sendo organizado por sindicatos, federações, confederações locais e internacionais. A data foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos no ano de 1969. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador.

Segundo a Secretaria, a parceria com o Sindicato completa três anos e tem grande importância no intuito de esclarecer cada vez mais a população trabalhadora sobre os riscos cotidianos a que os trabalhadores estão expostos.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é a agência das Nações Unidas que tem por missão promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade (www.oitbrasil.org.br), e divulgou dados onde, segundo a Organização, estima-se que no mundo ocorram cerca de 160 milhões de acidentes e doenças de trabalho por ano, dos quais 2,34 milhões geram mortes. No Brasil, segundo dados oficiais, entre os anos de 2012 e 2014, ocorreram mais de dois milhões de acidentes de trabalho. Ficaram inválidos 47.910 trabalhadores e 8.392 morreram. No setor extrativo do Brasil ocorreram 21.057 acidentes de trabalho.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais