Xadrez de São José conquista quatro títulos nacionais
11-09-2017 20:28

Xadrez, das escolas aos primeiros torneios. Com esse lema, através do programa “Mais Jogos Intelectivos”, do Circuito Escolar e das capacitações de professores, milhares de alunos das escolas municipais de São José dos Pinhais desenvolvem suas capacidades cognitivas e, os que se apaixonam pelo jogo, são direcionados aos treinamentos no Clube de Xadrez para, posteriormente, representar o município em competições estaduais, nacionais e internacionais.

Nessa engrenagem, com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, 25 enxadristas são-joseenses participaram do Campeonato Brasileiro Escolar, realizado em Blumenau – SC, entre os dias 7 e 9 de setembro, representando as seguintes instituições de ensino: Escola Municipal Rural Lilian Viana, E.M.R. São José, EM Castro Alves, EM Padre Pedro Fuss, Colégio Estadual Padre Antônio Vieira, CE Hebert de Souza, CE São Cristóvão e Colégio Tradição. O evento reuniu mais de 600 enxadristas de diversos estados brasileiros: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Rio Grande do Norte e Piauí.

Entre os participantes são-joseenses, destaque para Joana Lisboa da Cunha, bicampeã brasileira escolar do ensino médio; Matheus Henrique de Oliveira Salvadego, campeão brasileiro escolar no 5º ano tanto nas provas de xadrez convencional quanto no xadrez relâmpago, e Clara Machado Juliatto, campeã brasileira escolar de xadrez relâmpago, na categoria 9º ano. Ou seja, no Campeonato Brasileiro Escolar de 2017, São José dos Pinhais conquistou quatro títulos nacionais. No mesmo evento em 2016, realizado em Poços de Caldas-MG, o município havia conquistado dois títulos.

Além disso, outros enxadristas do município conseguiram subir no pódio e estão entre os dez melhores do país nas respectivas categorias, seja na prova de convencional ou no relâmpago: Ana Cavalcanti de Moraes, Ana Lia Grebogi, Maria Eduarda Grigoli, Erika Salvadego, Bruno Dias, Dimitri Ferraz, Luiz Gustavo Hakim, Richard Santana, Beatriz Hilário, Mel Freire, Enrico Juliatto, Gabriele Tavares, Francisco Juliatto, Leonardo Grigoli, Kauani Pedroso, Lucas Landoski, Pedro Cunha, Wesley de Cássio e Wythor de Oliveira.

“O excelente desempenho é fruto do trabalho contínuo do ensino do xadrez nas escolas e depois no clube, graças ao apoio incondicional das secretarias de Esportes e Lazer e Educação. Parabéns a todos os professores e equipe pedagógica envolvidos no ensino do xadrez, vocês estão fazendo a diferença na vida de muitas crianças. O desafio agora é envolver ainda mais escolas municipais e estaduais para que o projeto xadrez se desenvolva cada vez mais em São José dos Pinhais”, ressalta o coordenador de Xadrez do município, Paulo Virgilio Rios Rodriguez.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais