Xadrez de SJP classificado para a Fase Nacional dos Escolares e Universitários
28-07-2017 15:07

Os enxadristas de São José dos Pinhais, Gustavo Horokoski de Souza, 20 anos, Taynara Leszczynk (20) e Joana Lisboa da Cunha (16), serão os representantes do Paraná no Campeonato Brasileiro Universitário e nos Jogos Escolares da Juventude. Isso porque, Taynara sagrou-se campeã por equipe e Gustavo vice-campeão individual nos Jogos Universitários, no último domingo (23), em Ponta Grossa. Já na terça-feira (25), Joana conquistou duas medalhas de ouro, nas provas de xadrez relâmpago e rápido, nos Jogos Escolares do Paraná – Fase Final A, em Apucarana.

Agora, Gustavo e Taynara iniciam suas preparações para o Campeonato Brasileiro Universitário, a ser realizado em Goiânia (GO) em outubro. “Na minha primeira participação nos Universitários, saio satisfeito com o vice-campeonato. Um torneio de excelente nível técnico e com uma ótima organização. Agradeço a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em especial ao secretário Alessandro Hendler e ao coordenador Paulo Rios, por proporcionarem totais condições de treinamentos aos atletas em nosso município, através do Clube de Xadrez. Agora, o foco é o brasileiro”, revela Gustavo Horokoski, que também é professor de Xadrez.

Taynara que já é experiente nos Universitários comenta o altíssimo nível técnico da competição. “Em meus três anos de JUPS, posso afirmar que essa foi a edição mais forte do evento, o que para mim é motivo de grande alegria ao ver que o xadrez vem se solidificando cada vez mais no Paraná.”

Já a atleta Joana, centraliza suas atenções para os Jogos Escolares da Juventude, principal competição escolar do país, realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro. O torneio de xadrez acontecerá no mês de novembro, em Brasília. “Já estou ansiosa para essa competição e espero trazer um ótimo resultado. Agradeço a Prefeitura Municipal e ao Clube de Xadrez pelo apoio técnico e a todos os amigos pelas mensagens de incentivo”.



Histórico

Joana, Gustavo e Taynara são atletas destaque do município há alguns anos. Os três foram campeões paranaenses de categorias enquanto que Joana e Gustavo já foram campeões dos Jogos da Juventude do Paraná, Taynara ganhou os Jogos Abertos em 2015. Além disso, Joana venceu o campeonato brasileiro escolar em 2016 e, em diversas ocasiões, Gustavo e Taynara figuraram entre os melhores jogadores do país na sua categoria.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais