4ª Caminhada Internacional na Natureza Circuito Caminho do Vinho
19-04-2011 11:47

A Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo - Departamento de Turismo, em parceria com a Associação do Caminho do Vinho - Colônia Mergulhão (ACAVIM), Grupo Folclórico Italiano Cuore D’Italia, Coral Italiano Belvedere, Capela N. Sra. Da Imaculada Conceição e demais colaboradores, promovem a 4ª Caminhada Internacional na Natureza - Circuito Caminho do Vinho, que se realizará no dia 15 de maio de 2011, com credenciamento a partir das 8 horas, saídas das 9h às 11h e término das atividades às 17 horas.

A caminhada é esporte não competitivo, considerada passeio turístico de contemplação do ambiente natural e rural. Contribui para o fortalecimento do turismo local e é apoiada pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e, no Paraná, pelas Secretarias de Estado da Agricultura e do Turismo. A Caminhada na Natureza de São José dos Pinhais faz parte do Circuito Nacional de Caminhadas 2011, da Confederação Brasileira de Esportes não Competitivos - Anda Brasil e segue normas internacionais da Federação Internacional de Esportes Populares (IVV), promovendo mais de 6.000 circuitos, em 40 países do mundo. São mais de 16 milhões de caminhantes no mundo.
O evento visa a promover o circuito de turismo rural Caminho do Vinho e contará com percurso superior a 10 km, sinalizado no padrão internacional, com partida e retorno no pátio da Capela N. Sra. Imaculada Conceição – onde estará acontecendo a tradicional Festa da Capela, após a Santa Missa às 10h, o tradicional almoço de festa, com churrasco, risoto e saladas – servidos em porções (trazer pratos e talheres), seguido de roleta e lanches.

Os Pontos de Apoio (Pontos de Carimbo) serão nas propriedades rurais, onde haverá água para os participantes e oportunidades de comercialização de produtos coloniais. No final do percurso ao apresentar o crachá com os respectivos carimbos, o caminhante receberá a “Caderneta Internacional” com validação IVV, a qual permitirá a participação em 10 Circuitos diferentes de Caminhadas.
Recomenda-se utilizar roupas leves, calçados adequados e protetores solar. No Circuito Caminho do Vinho estarão abertos ao público, além de cantinas, 2 restaurantes, 3 cafés coloniais, entre outros (acesse: www.sjp.pr.gov.br/caminhodovinho).


INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES
As pré-inscrições/informações poderão ser efetuadas antecipadamente através do site www.sjp.pr.gov.br ou pelo telefone (41) 3381-5811 até às 13 horas do dia 13 de maio de 2011.
O credenciamento das pré-inscrições e inscrições na hora acontecerão a partir das 8h até as 11h, sendo que saída oficial, com aquecimento e abertura dos pontos de carimbo, será às 9h.
Serão distribuídas camisetas aos primeiros 500 credenciados presentes no local e sorteio de brindes oferecidos pelo Shopping São José e comunidade ao final do final do percurso.
Ônibus gratuito em frente ao Shopping São José, de hora em hora, a partir das 7h30 até as 10h30 – sentido Caminho do Vinho. Retorno sentido Centro-SJP, de hora em hora, a partir das 11h até as 17h.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais