15ª Semana Nacional de Museus em São José dos Pinhais
17-05-2017 11:37

Foi realizada na tarde desta terça-feira (16), no museu Atílio Rocco, a abertura da 15ª Semana Nacional de Museus, promovida em São José dos Pinhais pela Secretaria Municipal de Cultura. O evento contou com a presença de diversas personalidades da cidade, entre professores, historiadores, artistas, alunos e a comunidade em geral. A semana faz parte das comemorações do Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio.

O secretário municipal de Cultura, Professor Imar Augusto, destacou a importância de diversos personagens na construção e na preservação da memória de São José dos Pinhais, em especial as mulheres protagonistas culturais.

“Fizemos um chamado a toda a comunidade e aproveitamos para homenagear as mulheres protagonistas da cultura da cidade. Professoras, artistas, escritoras, ex primeiras-damas, ex secretarias de Cultura, pessoas que acumulam potencial de conhecimento da cidade, pessoas que ao longo de suas caminhadas, enquanto gestores públicos ou como empreendedores, puderam oportunizar um acervo cultural que hoje está disponível para todos”, ressaltou. “ São pessoas de muita importância que devem ser lembradas para que fiquem vivas na história de nossa cidade”, reforçou o secretário.

Preservar a Memória

A diretora do museu Atílio Rocco, Zelinda Fialla, também alertou para a importância da preservação da memória da cidade. “As atividades promovidas pela Secretaria de Cultura durante a semana nacional dos museus visam salientar a importância do patrimônio histórico em nossa sociedade, divulgando o caráter social e cultural dos Museus. Preservar nossa memória é livrar as futuras gerações do perigo do esquecimento e da destruição da nossa memória”, completa.

Estiveram presentes professores e alunos da Usina da Música, com a apresentação do Grupo de Cordas, equipe da Secretaria Municipal de Cultura, funcionários dos museus e convidados. As programações culturais da Semana Nacional de Museus seguem ainda nos espaços culturais Museu do Boneco Animado e na Casa da Cultura Polonesa.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais