Histórico



O Rotary Club São José dos Pinhais surgiu do espírito empreendedor rotariano de Fernando Ramos Alegre Alarcon, à época sócio do Rotary Club São Francisco do Sul, do vizinho Estado de Santa Catarina. Alarcon, ligado à nossa cidade através de função na Prefeitura Municipal, conseguiu congregar um grupo de amigos, incluindo o prefeito daquela época, Sílvio Pinto Ribeiro.
Em 28/09/46, após serem realizadas algumas reuniões preparatórias, com a presença de diversos companheiros integrante do Conselho Diretor do Rotary Club Curitiba, padrinho do Rotary Club São José dos Pinhais, o clube foi solenemente instalado. Em 26/12/46, foi inscrito no RI e, em 14/04/47, recebeu festivamente a sua carta constitutiva. À época, o município de São José dos Pinhais tinha aproximadamente 30.000 habitantes. O Rotary Club de São José dos Pinhais é o 5º clube mais antigo do Distrito.

Há de se destacar, ainda, que o Rotary Club São José dos Pinhais ofertou ao Distrito três Governadores: João Ernane Bettega (1960/1961), Artur Antunes (1981/1982) e Eloi Berti (1989/1990), além do Governador Henrique Chesnau Lenz César, que foi seu presidente (1957/1958) e Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Destaca-se, ainda, o atual Deputado Federal e por duas gestões Prefeito Municipal, Luiz Carlos Setim.

O Rotary Club São José dos Pinhais sempre se distinguiu no avanço e crescimento do município, que hoje conta com quase 300 mil habitantes. Nas muitas ações que tomou frente, se destacam:

- a construção da Casa da Amizade, inaugurada em 30/06/82, onde contou com o apoio da Associação de Senhoras de Rotarianos e, desde então, abriga a família Rotária e também atende à comunidade de São José dos Pinhais;

- o apadrinhamento dos demais Clubes de Rotary de São José dos Pinhais: Rotary Club São José dos Pinhais - Iguaçu, Rotary Club São José dos Pinhais - Afonso Pena; e do Rotary Club São José dos Pinhais - Murici;

- teve e tem papel fundamental junto à APAE de São José dos Pinhais, desde sua fundação em maio de 1975, tendo como marco a construção de sua sede em março de 1989, onde hoje são assistidas centenas de crianças com necessidades especiais, sempre com a participação e a atenção dos companheiros rotarianos;

- promoveu por mais de 30 anos a tradicional "Festa Junina do Patronato Santo Antonio", que reunia mais de 15 mil pessoas e proporciona renda líquida à entidade.

O Clube desenvolve, ainda, os seguintes programas: Bolsa Educacional Júlio Moreira, Intercâmbio de Jovens, Intercâmbio de Grupos de Estudos, Projeto Boa Visão, Banco da Cadeira de Rodas, apoio às promoções da APAE e Patronato Santo Antonio e, também, apoio e parceria com a Associação de Senhoras de Rotarianos em seus projetos filantrópicos. 


Veja mais Rotary São José
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.