Cidadania

Lei da bicicleta foi aprovada em Curitiba
18-12-2014 14:35

Foi aprovada por unanimidade pelos vereadores a chamada Lei da Bicicleta, projeto de iniciativa popular que institui a bike como modal a ser priorizado na cidade. A proposta prevê a construção de ciclovias ou ciclofaixas em uma de cada 20 ruas de Curitiba.

O projeto passou em segundo turno e segue agora para a sanção do prefeito Gustavo Fruet. O texto prevê mais espaço para quem pedala, com a construção de ciclovias e ciclofaixas em 5% das ruas e avenidas da cidade, com integração ao transporte coletivo.

Mas para Carlos Hardt, arquiteto e urbanista, coordenador do mestrado e doutorado em gestão urbana da PUC, há alguma fragilidade na proposta. Mesmo assim, o especialista acredita que a medida, se adotada, representa avanço, ainda que a cidade, na avaliação dele, não esteja totalmente preparada para priorizar o modal.

Além do aumento nas vias específicas, o projeto estabelece a instalação de bicicletários nos terminais, em escolas, prédios públicos, complexos comerciais parques e praças.

As adequações e obras serão feitas utilizando 20% do Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito e também recursos da arrecadação com multas por infrações fiscalizadas pelo município.

De acordo com o projeto, as vias para bicicletas serão separadas do espaço dos carros com tachões afixados no asfalto e terão pelo menos um metro e meio de largura. A proposta prevê ainda o redimensionamento das faixas para os veículos motorizados.

As mudanças não se aplicam às ciclofaixas já instaladas na cidade.

Fonte: CBN Curitiba
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado