Cidadania

Moradores do Jd Carmem querem pavimentação
06-11-2014 18:10

Há anos, os moradores do Jardim Carmem, em São José dos Pinhais reivindicam a pavimentação das vias do bairro, especialmente a Rua João Maria Alves de Souza. A situação evidencia buracos e, quando chove, lama. Algumas residências chegam a ser invadidas pelo entupimento dos bueiros. Na semana passada, obras de manutenção foram realizadas pela Prefeitura mas, segundo os moradores, “não resolvem nada”.

“Eles só tampam os buracos; melhora alguns dias mas não dura duas semanas e os buracos estão de volta, por causa dos ônibus e caminhões. Isso que tem uma creche da Prefeitura aqui na rua”, conta a estudante Suzane Bentz, que mora no bairro há três anos. “Quando chove fica ainda pior porque o pó vira lama.”

“Estourou todo o piso da minha casa, que ainda nem paguei. Com a chuva, a lama entope os boeiros e alaga tudo. Entra água pelos ralos e vivemos um terror”, reclama a dona de casa Zilda Pontes, que sofre com o problema há três anos. “Reclamamos várias vezes na Secretaria de Obras e ainda nos xingam, dizendo que estamos enchendo o saco. Propusemos até de pagar o asfalto, mas nem assim resolvem”, diz.

A representante comercial, Roberta Costa, moradora do local há quatro anos, confirma que já foram feitas várias reclamações à Secretaria de Obras. “Já ligamos diversas vezes pra saber se ia ser asfalto, disseram que não, e que se continuássemos reclamando iam só jogar cascalho e ia ficar assim. E foi o que fizeram. É um descaso, pois os bairros ao lado, São Marcos e Fabíola, têm asfalto, até o nosso tem, por que só a nossa rua não?”, questiona. “Agora vem o verão, o antipó trabalha, vai continuar tendo buraco, pó, boeiro entupido.”

“É uma vergonha isso pois, duas semanas antes das eleições para prefeito, fizeram asfalto novinho em algumas ruas do bairro e agora passam somente cobrindo buracos. Não podemos nem ficar com a porta aberta das casas devido a tanto pó. O comércio tem que trabalhar de portas semiabertas porque não tem condição de vender alimentos empoeirados, tamanho é o descaso e o serviço mal feito”, reforça a analista administrativa Juliana Mello.

Segundo ela, quando ligam na Secretaria de Obras reclamando, “dizem que se está ruim o que estão fazendo, vão deixar somente saibro e aí sim querem ouvir reclamações”.

“Não queremos apenas nossa rua 'bonita', queremos um tratamento de respeito. As verbas aplicadas para estas operações de tapar buracos podem ser poupadas e usadas para, de uma só vez, aplicar um asfalto decente. Praticamente todas as ruas do Jardim Carmem estão asfaltadas e por que esta não”, indaga.

SEM ASFALTO
Questionada sobre o assunto, a Prefeitura emitiu nota, por meio de sua Assessoria de Imprensa, informando que o trabalho feito na rua é apenas de manutenção e recuperação, não de pavimentação definitiva. “Os reparos feitos são baseados na demanda que recebemos da população, tanto por telefone quanto pelo Fale Conosco (disponível no site e no Facebook da Prefeitura)”, afirma a nota.

Quanto às respostas dos atendentes da Secretaria de Obras, a Prefeitura afirma que “em nenhum momento houve grosseria, muito menos ameaças de parar o trabalho”.

De acordo com o Executivo, o orçamento previsto na licitação para reparo de vias não é para uma manutenção específica e sim para um determinado período. A previsão de término é no final da próxima semana (14/11).

Já sobre a possibilidade de asfalto na rua, a Prefeitura diz que não há previsão.


Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado