Cidadania

Nesta quinta-feira a Aciap SJP premia as madeireiras Bianchini e Capital Brasil, e a gráfica Cargraphics
22-11-2007 10:47

Jaime Luz Schimidt Ferreira, diretor financeiro da Madeireira Bianchini, empresa Destaque Exportador 2007


O troféu SJP Exportador, da Câmara Setorial do Comércio Exterior, destaca as principais ações de exportação 2006/2007



A Câmara Setorial de Comércio Exterior da Aciap – C.Comex, realiza nesta quinta-feira, 22 de novembro, às 19h30, no mirante do Aeroporto Internacional Afonso Pena, a entrega do troféu São José dos Pinhais Exportador 2007. Entre as empresas homenageadas, duas madeireiras, a Bianchini e Capital Brasil, e a gráfica e editora Cargraphics.



Maior Emissor de Certificados de Origem - Capital Brasil Madeiras

A Capital Brasil Madeiras, localizada no bairro Costeira, possui área de 5 mil e 500 metros quadrados onde trabalham 15 empregados. A empresa foi criada em 2003 e vende atualmente 100% para o mercado externo, principalmente madeira cerrada bruta do tipo tanari, ipê, ceregeira e jequitibá.

A mercadoria, proveniente do Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas, é destinada em grande volume para a França, como matéria prima de portas e janelas. Em 2006 a Capital Brasil Madeiras comercializou cerca de 6 milhões de dólares.

De acordo com o diretor geral Luiz Alberto Dissenha, antigamente a empresa utilizava a certificação internacional com despachantes em Paranaguá, e passou a trabalhar com a C.Comex. “Nos portos de embarque existem firmas que fazem a certificação, mas acreditamos que a proximidade e o contato com a associação favorece a qualidade do serviço”, disse Alberto Dissenha, acrescentando que o trâmite comercial de envio de produtos é terceirizado.



Destaque Exportador – Madeireira Bianchini

A Madeireira Bianchini, também localizada no Bairro Costeira, foi criada em 1987 e se mudou em 1995 para a Alameda Arpo, para ocupar 72 mil metros quadrados, onde atualmente trabalham 38 pessoas.

Cerca de 90% das mercadorias abastecem o mercado externo, e o principal volume de exportação é a madeira do tipo deck 54s e lamella, enviada para países de diferentes continentes, como China, Estados Unidos e Dinamarca.

Em 2006 a Madeireira Bianchini vendeu mais de 10 milhões de dólares. Quanto ao trabalho de comercialização, segundo a empresa, existe um departamento interno que cuida da maioria dos trabalhos.



Desenvolvimento em Relações Internacionais – Cargraphics

A Cargraphics atua no segmento de gráfica e editora, e é o braço da Carvajal, empresa fundada em Cali - Colômbia em 1904. A Cargraphics é especializada na produção, impressão e distribuição de listas telefônicas, livros, revistas e encartes, editados em 31 idiomas diferentes para 55 países.

Também fabrica mais de 45 milhões de livros e revistas anualmente em nove fábricas, sendo seis na Colômbia, duas no Equador, uma no México e a unidade brasileira, em São José dos Pinhais, instalação criada há mais de 16 anos na BR-277 km 62/63, bairro São Sebastião.

Em 2006 a Cargraphics Gáfica e Editora abriu a partir de São José dos Pinhais novos mercados no exterior com cerca de 4 milhões de dólares em comercialização.



Patrocinadores São José dos Pinhais Exportador 2007

O prêmio São José dos Pinhais Exportador 2007 é uma realização da Aciap SJP com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo – Sictur, e conta com patrocínio da Conduspar Condutores Elétricos,

EMIC – Equipamentos e Sistemas de Ensaio, Figwal – Transportes Internacionais, Inescap – Industria de escapamentos e peças Ltda, EV Kids – Comércio de Brinquedos, e a Soviagem Turismo e Câmbio.
GUIASJP - Um serviço POW Internet
GUIASJP - Um serviço POW Internet