Cidadania

Porto de Paranaguá e Transpetro assinam contrato de R$ 100 milhões
13-06-2006 15:35

O governador Roberto Requião assinou nesta terça-feira (13) um novo contrato entre a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e a Petrobrás Transporte S/A (Transpetro) para arrendamento de uma área portuária destinada à movimentação de granéis líquidos. Com 182 mil metros quadrados, a área está localizada às margens da Baía de Paranaguá e vai servir para o armazenamento, movimentação, transbordo e escoamento de petróleo e derivados, gases e álcool. O contrato prevê, ainda, a construção de dois novos berços de atracação ao píer de combustíveis.

O novo contrato é da ordem de R$ 100 milhões, é válido por 25 anos e contempla também um convênio de cooperação técnica para aplicação de recursos em melhorias no “Centro de Excelência em Defesa Ambiental” (Ceda-Taguaré), no Porto de Paranaguá.

O presidente da Transpetro, Antonio Sérgio de Oliveira Machado, disse que o Paraná é exemplo para o Brasil. “É um Estado que mostra como vencer desafios, assim como faz a Petrobrás que prova que, com pesquisa e inteligência, é possível fazer do Brasil um país auto-suficiente em petróleo e competitivo”, afirmou. Machado também explicou que os custos para movimentação de produtos no Porto de Paranaguá serão 50% mais baixos que os praticados nos Estados Unidos e 1/3 do verificado na Europa.

O superintendente da Appa, Eduardo Requião, disse que o Porto de Paranaguá está respondendo com eficiência e qualidade aos questionamentos sobre sua estrutura e capacidade de atender às exigências dos mercados produtores e consumidores. “Com este contrato, ampliamos a participação da Petrobrás no Porto e contemplamos investimentos no Centro de Excelência em Defesa Ambiental e em Antonina, que terá melhorado seus acessos ao porto”.

Defesa Ambiental - Inaugurado em agosto de 2005, o Centro de Excelência em Defesa Ambiental (Ceda-Taguaré) tem entre seus principais objetivos a prevenção, a remediação, a pesquisa e o desenvolvimento de procedimentos ambientais, bem como garantir as relações entre o porto e a comunidade, através de treinamentos, ações sociais, divulgação e educação ambiental permanente.

Os recursos investidos com a assinatura do novo contrato serão destinados à aquisição de equipamentos, aparelhamento e treinamento de equipes. O Ceda atua em toda uma área geográfica que inclui Paranaguá, Pontal do Paraná, Antonina e a Baía de Guaraqueçaba.

Antonina - Um protocolo de intenções assinado entre a Transpetro, a Appa e a prefeitura de Paranaguá fará com que as vias de acesso ao Porto de Antonina recebam melhorias, facilitando o trânsito de veículos pesados e poupando as centenárias ruas da cidade. “A idéia é recuperar a entrada da cidade com mudanças na estrada que leva ao porto, sem provocar danos a Antonina. Esta ação do governo do Estado demonstra a boa vontade de um gestor público. É mais um passo para uma grande vitória. Esta é uma parceria de sucesso”, avaliou o prefeito Kleber Fonseca.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado