Cidadania

Semana da Páscoa tem projetos sociais e religiosos
21-03-2016 13:16

A formação humana é o principal objetivo de um projeto social e religioso desenvolvido por alunos do Ensino Médio de um colégio de Curitiba. Durante quatro dias desta 'Semana Santa', que antecede a Páscoa, os adolescentes irão vivenciar e partilhar a troca de experiências com moradores da Região Metropolitana de Curitiba.

O trabalho é desenvolvido há 16 anos e faz parte de um projeto pedagógico que visa a integração da formação acadêmica e humana. Ao explorar uma nova e diferente realidade, os alunos se aprofundam no verdadeiro sentido da Páscoa: a morte e o renascimento de Jesus Cristo.

Neste ano, as comunidades visitadas serão: Areia Branca, Campestre, Espigão das Antas e Quatro Pinheiros, todas em Mandirituba. “Esse é um contato com uma outra realidade, mas que é essencial para que ele forme a sua própria concepção de pessoa. Essa transformação no modo de ver o mundo fará parte do seu projeto de vida”, analisa Isabel Dissenha, responsável pelo Serviço de Orientação Religiosa e de Pastoral (SOREP) do Colégio Medianeira.

Ela lembra que, estar a serviço da comunidade significa, na prática, doar-se e colocar-se no lugar do outro. “Ele estão lá, despojados. Levam consigo uma bíblia e suas roupas”, afirma a educadora.

“O projeto é a conclusão da formação cristã com o recebimento do Sacramento da Confirmação, além de envolver ex-alunos que efetivam e coordenam os trabalhos nas comunidades”, explica Carlos Torra, orientador religioso da instituição. Segundo ele, a formação integral é a base da Rede Jesuíta de Educação. “Esse é o objetivo da nossa ação educativa, que concebe a experiência como articulador de um conhecimento, de fato, significativo”, explica.

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado