Cidadania

Seminário discute atenção à pessoa com deficiência
22-09-2015 20:32

Para comemorar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado nesta segunda-feira (21), a Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu no plenário da Câmara de Vereadores, o II Seminário Municipal de Atenção à Pessoa com Deficiência no Âmbito das Políticas Públicas.

O evento, que era aberto ao público, lotou o auditório principal da Casa contando com a presença de alunos do programa aprendiz Guarda Mirim, servidores, convidados especiais e autoridades municipais. À tarde de trabalho teve apresentação de palestras, discussões sobre os direitos da pessoa com deficiência e apresentações musicais.

Realizando uma destas apresentações, o jovem Luan Fadel contou um pouco sobre a sua experiência como deficiente visual e mostrou suas habilidades tocando teclado e sanfona (ao todo Luan sabe tocar sete instrumentos, entre eles gaita, guitarra, piano, violão e bateria). “Apesar das diferenças físicas e mentais eu acredito que no fundo todas às pessoas possuem algo em comum. E quando nós aprendemos a respeitar estas diferenças todo mundo vive melhor” disse o jovem para o público.

Convidando os participantes para refletirem sobre questões de inclusão e acessibilidade para as pessoas com deficiência o Seminário apresentou duas palestras. Uma, ministrada pelo empresário e artista plástico Gonçalo Borges, que possuí uma deficiência congênita que o impede de realizar quaisquer movimentos com os braços. Desde os 10 anos de idade, ele produz obras de arte pintando com os pés e a boca. É formado em Comunicação Social, Educação Artística e Pós Graduado, e ministra palestras motivacionais há mais de 20 anos em diversos locais do Brasil e do Exterior.

A segunda apresentação da tarde foi feita pelo palestrante Luiz Eduardo Boudakian, dando ênfase aos desafios e superações da pessoa com deficiência. Luiz é portador de necessidades especiais decorrentes de uma doença degenerativa no sistema nervoso, que afeta sua coordenação motora, equilíbrio e fala. Durante sua palestra ele falou aos ouvintes sobre a importância da vida de cada ser, do amor e do respeito.

A acessibilidade das pessoas com deficiência é tema recorrente no trabalho da Assistência Social. No mês de agosto São José dos Pinhais já havia recebido o Fórum Metropolitano Sobre Políticas de Inclusão para Pessoas com Deficiência, que, também com apresentações e debates, trouxe para o Município propostas de melhorias de acesso aos direitos da pessoa com deficiência e a atuação do Poder Público na garantia destes. Na Secretaria este trabalho é desenvolvido através do Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência (PAPED), coordenado pela pedagoga Solange Augusto.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado