Ciência e Tecnologia

A tecnologia do futuro
18-03-2008 20:13

Do Centro do Rio de Janeiro, com apenas um clique do mouse, operadores ligam e desligam bombas, abrem e fecham válvulas, controlam a vazão e a pressão dos dutos em todo o País. Se um produto precisa ser desviado para outro sistema de oleodutos, por exemplo, essa operação também é comandada a distância. Este é o novo CNCO, Centro Nacional de Controle Operacional da Transpetro – subsidiária de transporte da Petrobras – inaugurado nesta terça-feira, 18/03.

O CNCO utiliza a mais avançada tecnologia mundial do setor e demonstra a contínua busca de excelência tecnológica, uma das prioridades da Transpetro e tradição do Sistema Petrobras. Instalado na sede da empresa, na Avenida Presidente Vargas, no Rio de Janeiro, o centro supervisiona e controla a movimentação nos oleodutos e gasodutos operados pela companhia.

“Não se trata, porém, de abrir ou fechar válvulas, apenas. Num processo de crescimento como se encontra a Petrobras, a logística ganha cada vez mais importância. E este desafio começou com o grande aumento da produção, seguido da auto-suficiência”, disse o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo.

Ele citou números para comprovar essa necessidade de uma logística altamente sofisticada como é a do Centro Nacional de Controle Operacional da Transpetro: Hoje, a produção total de petróleo da Petrobras – somando a brasileira e a estrangeira – é de 2,3 milhões de barris/dia e chegará a cerca de 4,2 milhões em 2015. A de refino, está em 2 milhões de barris/dia e crescerá para 3 milhões. E a de gás, subirá saltará de 45 milhões de metros cúbicos por dia para 73 milhões, em 2012.”

Atualmente, 100% das malhas de gasodutos e 93% dos oleodutos em vários estados são controlados pelo sistema. À medida que a automação avançar, novas malhas passarão a ser operadas pelo centro. Até o fim de 2008, os sistemas do Amazonas e do Rio Grande Sul também serão integrados e o CNCO controlará 100% de todos os oleodutos.

Agência Petrobras
Foto: STÉFERSON FARIA
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado