Ciência e Tecnologia

Aplicativo de EstaR eletrônico tem baixa adesão dos curitibanos
11-09-2014 20:37

A rua da Glória é uma das 7 vias do Centro Cívico onde o aplicativo Pango está sendo testado desde o fim de julho.

Uma placa avisa sobre a possibilidade de comprar créditos para o estacionamento rotativo por telefone celular ou tablet, mas, mesmo após quase 50 dias do início do projeto piloto, muitos motoristas não sabem do que se trata.

Todos os carros que estavam estacionados na rua da Glória, no fim da tarde desta quarta-feira, tinham no painel o cartão de EstaR convencional, o de papel. Quem chegava também logo preenchia a folha para não ser multado.

Mesmo depois de ficar sabendo do Pango pela reportagem da CBN, Edna Dias não se interessou pela nova tecnologia, pelo menos por enquanto.

Segundo a Secretaria de Trânsito de Curitiba,até agora 1.500 pessoas baixaram o aplicativo, mas apenas 142 estão usando o Pango no dia-a-dia.

Dos entrevistados, apenas 2 conheciam o recurso.

Quem optar pelo cartão eletrônico, deve acessar o site da Pango, www.mypango.com.br, baixar o aplicativo e seguir as instruções de cadastramento e pagamento, com opções pré e pós pago. O usuário indica o local onde estacionou o veículo e recebe o crédito para o cartão eletrônico, sendo avisado pelo sistema quando o tempo de permanência estiver se esgotando.

Nas ruas, os agentes da Secretaria Municipal de Trânsito fazem a fiscalização por meio de tablets. O valor do crédito eletrônico é o mesmo do cartão tradicional: R$ 1,50.

Mesmo sem a popularização do Pango, a SETRAN começou a testar esta semana um novo recurso pra modernizar o uso das vagas do EstaR e aposentar os talões de papel.

O C-Park funciona com o uso de um aparelho afixado no painel do carro. Ele conta o tempo de parada e armazena as informações dos créditos que são comprados previamente.

Alisson aprova as novas possibilidades, diz que vai testar o Pango, mas irá manter no carro um talão do EstaR, já que acha arriscado depender da tecnologia pra não ser multado.

Fonte: CBN Curitiba
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado