Ciência e Tecnologia

Avenida das Torres sem as torres?
19-11-2015 11:11

Uma das principais vias de Curitiba, a Avenida Comendador Franco dever ganhar uma nova cara em breve. É que a Copel arrematou ontem, em São Paulo, um lote de obras no Paraná do leilão de transmissão promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com investimentos previstos de R$ 580 milhões, o Governo do Estado já anunciou que irá construir uma nova linha Uberaba-Centro, com 8 quilômetros. Com isso, as torres da popular Avenida das Torres deverão ser substituídas por cabos subterrâneos.

No começo da tarde, a Copel chegou a anunciar a novidade em sua conta no Twitter. Procurada, a Copel, por meio de sua assessoria de imprensa, não confirmou a informação sobre a substituição das torres até o fechamento da edição, mas afirmou que mais detalhes sobre os investimentos a serem feitos deverão ser divulgados ainda hoje, quando a equipe da empresa que participou do leilão na sede da BM&FBovespa, em São Paulo, já terá retornado a Curitiba.

Além da construção da nova linha de transmissão Uberaba-Centro, o lote de obras arrematado pela Copel prevê, em Curitiba, a criação da subestação Curitiba-Centro e 142 quilômetros de uma nova linha de transmissão que partir da subestação Curitiba Leste, em São Jos dos Pinhais, atá a subestação Blumenau, em Santa Catarina.

No interior do estado, serão outras três obras. A primeira delas é a construção da subestação Medianeira, no município da região Oeste do Paraná. Na região de Capanema, será feira a linha de transmissão Baixo Iguaçu/Realeza, com 38 km, para escoamento da energia da nova Usina Baixo Iguaçu. Em Andirá, no Norte Pioneiro, será construída a subestação Andirá Leste.

Como se trata de uma licitação da Aneel, a Copel esclarece que os valor das obras não serão repassadas ao consumidor.

Fonte: Rodolfo Luis Kowalski/Bem Paraná
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado