Ciência e Tecnologia

Celepar e Itaipu discutem parceria para expansão de internet sem fio
16-11-2010 18:48

A atuação conjunta da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e da Itaipu Binacional para o desenvolvimento de solução de acesso à internet sem fio, sistema wireless, cujo projeto também é conhecido como “Cidade Digital”. O assunto foi tema de encontro entre os diretores-presidentes dos dois órgãos, José Antonio de Castro e Jorge Miguel Samek, durante a Conferência Latinoamericana de Software Livre (Latinoware 2010), em Foz do Iguaçu.

O presidente da Celepar reafirmou os propósitos da empresa em fortalecer a parceria com a Itaipu e seu Parque Tecnológico (PTI), que além da realização da própria Latinoware já desenvolvem projetos comuns no desenvolvimento e implantação da suíte de comunicação Expresso Livre em todo o complexo da hidrelétrica.

Desenvolvido originalmente pela Celepar, essa ferramenta de comunicação é adotada por grande número de órgãos públicos, inclusive no Governo Federal. O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) também é parceiro da Celepar e de Itaipu/PTI na evolução dessa solução de correio eletrônico, catálogo, agenda, gerenciador de fluxo de trabalho e mensageiro instantâneo.

NOVIDADE – Durante a Latinoware foi anunciado para o mês que vem a nova versão da suíte com o compartilhamento de serviços em nuvem, com a possibilidade de sincronização com diversos dispositivos móveis, como celular e notebook e um pool de recursos para suporte a serviços, independente da sua localização.

“Pela experiência desse trabalho comum, acredito que a Celepar e Itaipu têm tudo para avançar na oferta de outras soluções tecnológicas, como é o caso do Projeto Cidades Inteligentes, que possibilitará a ampliação da rede de internet sem fio para um grande número de municípios paranaenses”, destacou Castro. O diretor-presidente de Itaipu, por sua vez, defendeu a universalização da internet no país e destacou o software livre como um importante meio para a expansão desse serviço.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado