Ciência e Tecnologia

Chuva de meteoros pode ser observada
17-10-2014 16:00

Em 1986, o Cometa Halley passou e deixou um rastro de poeira no céu. Agora, a Terra se aproxima desta região e, de 19 a 29 de outubro, quem olhar para o céu, em locais afastados da luminosidade, poderá ver uma Chuva de Meteoros formada a partir da poeira do cometa que, a cada 76 anos retorna às regiões internas do Sistema Solar.

Para quem está em Curitiba e tem vontade de ver este espetáculo de perto, o Planetário Digital FTD Digital Arena, localizado no Câmpus Prado Velho da PUCPR, vai apresentar a “Chuva de Meteoros do Cometa Halley”, nos dias 18/10, 25/10, 01/11 e 08/11, às 16h, dentro da sessão de planetário digital “O Céu de Curitiba – Além da Atmosfera”, mediada pelo físico e professor de Astronomia, professor João Carlos de Oliveira.

“Nesta época do ano, a Terra atravessa a região do espaço que apresenta grande concentração de poeira deixada pelo Cometa Halley. O ponto de referência para observação é a constelação de Órion, por isso, essa chuva é chamada de Oriónida e, durante o fenômeno, poderão ser observados até 20 meteoros por hora”, explica o professor.

A próxima aparição do Cometa Halley está prevista para 2061, com possibilidade de visualização em praticamente todo o planeta. “As partículas de poeira deixadas pelo Cometa ao longo das suas aparições são atraídas pela Terra sempre que esta atravessa a órbita do cometa, o que acontece duas vezes por ano”, lembra o astrônomo, que falará também sobre a constelação de Órion, conhecida como uma das mais belas e importantes do céu.

Serviço:
Sessão de Planetário Digital “Chuva de Meteoros do Cometa Halley”
Datas: 18/10, 25/10, 01/11 e 08/11
Horário: 16h
Valor: R$ 28 (inteira) e R$ 14 (meia). Pacote especial para família.
Local: FTD Digital Arena - Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho/Curitiba
Informações: 41 3271-6322

Saiba mais!

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
GUIASJP - Um serviço POW Internet
<

Nenhum item encontrado

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.