Ciência e Tecnologia

Competidores da Olimpíada do Conhecimento se reúnem em Curitiba
22-08-2014 18:56

A delegação paranaense realizou nesta quinta-feira (21) o último encontro antes de embarcar para a Olimpíada do Conhecimento, que acontece de 3 a 6 de setembro, em Belo Horizonte. O evento, realizado na unidade do Sistema Fiep da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), foi marcado pela grande integração da equipe, que realizou durante o dia uma série de atividades. O Paraná conta com a terceira maior delegação do país, com 45 competidores do Senai e Senac.

A gerente de Educação Profissional e Tecnológica do Senai no Paraná, Rosane Lara, explica que a Olimpíada do Conhecimento ultrapassa os limites do evento, pois é convergente com a metodologia utilizada pela instituição. “A Olímpiada é o momento em que acontece a retroalimentação do nosso processo de ensino. E, assim como nossa metodologia, estimula o acesso às novas tecnologias, a disseminação do conhecimento e habilidades, os docentes como mediadores do processo, a parceria com indústrias e a realização de desafios pautados nos processos industriais”, comenta.

“Essa delegação que temos hoje é reflexo de mais de 10 anos de trabalho, nos quais investimos muito em capacitação e desenvolvimento de pessoas”, ressalta Rosane. “Estamos confiantes. Temos uma equipe unida, que demonstra garra e determinação. A ideia é que os alunos possam aproveitar esta oportunidade, e depois disseminar os valores aprendidos dentro de suas turmas”, finaliza a gerente.

Olimpíada do Conhecimento
Com sete vezes mais inscritos do que na primeira edição (2001), em 2014 a disputa contará com mais de 800 competidores e deve atrair cerca de 300 mil visitantes no ExpoMinas, na capital mineira. Os competidores saíram de cursos profissionais das escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e dos Institutos Federais de Tecnologia – esses últimos, pela primeira vez, farão parte das provas.

Durante os quatro dias da disputa, os competidores realizarão tarefas semelhantes às que enfrentariam em situações reais do dia a dia do mundo do trabalho. Seu desempenho estabelece o padrão de excelência das práticas das 58 ocupações e serve para avaliar a formação técnica oferecida pelas instituições de educação.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado