Ciência e Tecnologia

Convênio entre Cohapar e Copel vai levar aquecedores solares a mil famílias
04-06-2008 09:17

Termo de cooperação técnica, assinado entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e a Companhia de Energia Elétrica do Paraná (Copel), vai garantir que cerca de mil famílias do interior do Estado recebam aquecedores solares. O convênio prevê também a instalação de 7.076 lâmpadas econômicas. O valor do investimento é de R$ 4,2 milhões e vai gerar economia de até 15% em cada residência.

Esse investimento faz parte das determinações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que autoriza a aplicação de parte da sua receita na realização de atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico do setor elétrico, bem como em ações de eficiência energética.

O presidente da Cohapar, Rafael Greca, disse que as casas populares do Paraná que receberem os aquecedores do Programa Nacional de Economia de Energia se tornarão ainda mais vantajosas para seus ocupantes. “É como o sinal de um mundo novo, que está nascendo, uma novidade que está apenas começando. A novidade de sermos capazes de aproveitar os recursos naturais para economizar a eletricidade e a energia. Com isso se realizará com maior plenitude a missão da Cohapar, que é a missão da justiça social”, afirmou.

EFICIÊNCIA – O convênio firmado entre a Copel e a Cohapar favorecerá as ações voltadas à eficiência do uso e na conservação da energia elétrica já que visam a atingir e alcançar economia em razão da redução do consumo e da demanda, como também na melhoria da qualidade dos sistemas elétricos.

Segundo o engenheiro Jorge Eduardo Vasconcelos Schorr, da Copel, essa economia, incluindo a colocação das lâmpadas, pode chegar a 15% de todo consumo da residência. “Só o chuveiro de uma casa consome 30% desse total”, explica o engenheiro.

O diretor de Obras da Cohapar, Eduardo Quesada, explica que além de contribuir para a redução do consumo, a implantação dos aquecedores terá custo zero para a Companhia e ajudará na economia das famílias. “Também está em estudo a viabilidade de estender esses benefícios a outros empreendimentos”, disse Quesada.

As famílias que receberão os aquecedores pertencem aos empreendimentos recentemente entregues pela Cohapar nos municípios de Arapongas, Campo Mourão, Cidade Gaúcha, Mandaguaçu, Nova Esperança, Nova Londrina e Ribeirão do Pinhal.

A Cohapar e a Copel também vão oferecer para cada localidade técnicos que vão instruir as famílias beneficiadas para a utilização adequada do equipamento, bem como tirar o melhor proveito proporcionado pelos aquecedores.

MODELO - Na Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, o aquecedor foi implantado recentemente como modelo, na casa de Sibila Helmmel. Em 2007, ela foi escolhida para receber uma casa feita em concreto pré-moldado, como piloto de um sistema construtivo que pode ser utilizado em situações de emergência social. A unidade foi construída pela Cohapar no terreno de Sibila Helmmel, que vivia de forma muito precária numa casa velha de madeira, sem forro e cheia de frestas.

AEN
Foto:Pablito Pereira

GUIASJP - Um serviço POW Internet
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.