Ciência e Tecnologia

Copel vai trocar rede elétrica de rua de Curitiba sem interromper o fornecimento
20-06-2009 15:45

A Copel dá início nesta segunda-feira (dia 22) a uma experiência inédita em Curitiba, utilizando tecnologia desenvolvida dentro da própria empresa. Sem interromper o fornecimento de energia, a Companhia vai remodelar toda a rede primária de distribuição de eletricidade no trecho da rua Padre Agostinho entre as ruas Ângelo Sampaio e General Mário Tourinho, no bairro Bigorrilho, onde estão instalados cerca de 3 mil clientes.

A idéia é trabalhar com a técnica de linha viva e substituir a rede elétrica convencional existente no local pelo sistema de rede compacta, tecnologia que utiliza cabos semi-isolados e protegidos que, por essa razão, podem operar muito mais próximos uns dos outros sem risco de curtos-circuitos. Além disso, as redes compactas são bem menos sensíveis a desligamentos provocados pelo toque de galhos de árvores, situação comum em temporais com ventos fortes, o que assegura maior confiabilidade ao seu funcionamento.

Adicionalmente, as redes elétricas compactas ajudam a preservar a arborização urbana, pois exigem podas bem menos drásticas que as necessárias para a passagem de uma rede do padrão convencional.

A substituição da rede convencional pela compacta não beneficiará apenas os consumidores domiciliados na rua Padre Agostinho, mas os de toda a região próxima, pois além dos aspectos estéticos e ambientais, a nova rede compacta irá contribuir significativamente para elevar ainda mais a qualidade do fornecimento de energia elétrica para todos os circuitos de baixa tensão que dela derivam.

Os trabalhos programados pela Copel deverão estar concluídos no dia 30 de julho. O planejamento da obra buscou aproveitar a época das férias escolares, quando o movimento de tráfego habitualmente cai, para minimizar os eventuais transtornos que a presença de veículos e trabalhadores envolvidos no empreendimento possa ocasionar ao trânsito na rua Padre Agostinho.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado