Ciência e Tecnologia

Desafio Universitário Empreendedor tem semifinal em Curitiba
13-11-2015 16:49

Curitiba sedia neste final de semana, entre os dias 13 e 15 de novembro, a etapa semifinal estadual do Desafio Universitário Empreendedor, uma competição nacional, desenvolvida pelo Sebrae, que consiste em uma plataforma virtual com atividades em forma de jogos, que difundem os conceitos de gestão, mercado, inovação e empreendedorismo para os estudantes de ensino superior.

Nesta etapa da competição, os 40 estudantes paranaenses que melhor pontuaram nos jogos e atividades online do Desafio Universitário Empreendedor - além de professores e coordenadores das instituições de ensino superior do Estado, estarão em Curitiba, no Hotel Alta Reggia, para participar da semifinal estadual, que premiará os quatro melhores colocados para a etapa final, que acontece no início de dezembro, em Brasília.

O Paraná foi o primeiro colocado no Brasil em número de inscrições no Desafio Universitário Empreendedor de 2015. Dos 21 mil alunos inscritos neste ciclo, mais de 6 mil são alunos paranaenses. As universidades Unicesumar, de Maringá, e Uniguaçu, de União da Vitória, foram as que tiveram o maior número de alunos inscritos. De acordo com a coordenadora estadual do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae/PR, Rosângela Angonese, a competição tem como objetivo estimular atitudes empreendedoras e preparar jovens universitários para os desafios do mercado.

“O envolvimento das universidades e o apoio dos professores e coordenadores ao trabalho desenvolvido pelo Sebrae/PR foram essenciais para que chegássemos a esse grande número de inscritos. Embora seja uma atividade em forma de competição, o que se busca é que a cultura empreendedora impacte positivamente nos jovens universitários, preparando-os para os desafios do mundo dos negócios”, explica Rosângela.

No ciclo de 2015, o Desafio foi composto por três etapas, com premiações para os alunos mais bem pontuados em cada ranking, além de professores orientadores e instituições de ensino. A primeira etapa foi totalmente online, em que os 40 melhores estudantes foram selecionados para a segunda etapa, que é presencial. Desta fase, saem os quatro alunos com maior pontuação para representarem o Paraná na etapa nacional.

“Serão três dias intensos, em que os estudantes serão avaliados, de forma presencial, em atividades que envolvem empreendedorismo, gestão, inovação e construção de modelos de negócios. Professores e alunos poderão concorrer a smartphones, tablets e troféus na etapa estadual” afirma a coordenadora.

A equipe que representará o Paraná na etapa nacional vai concorrer com outras 26 equipes, representantes de cada estado e Distrito Federal, e poderá ganhar viagens nacionais e internacionais, para centros que são referência em empreendedorismo. “É uma forma de incentivar na juventude o aprendizado sobre negócios e empreendedorismo, desenvolvendo habilidades corporativas de forma interativa e ensinando a pensar na construção de uma carreira por conta própria”, destaca Rosângela.

Agenda
A etapa semifinal do Desafio Empreendedor tem início nesta sexta-feira, dia 13 de novembro, a partir das 13h30, no Hotel Alta Reggia, em Curitiba, quando começam as diversas oficinas em que professores e especialistas avaliarão o desempenho dos alunos em seus conteúdos e participações.

O cronograma de atividades presenciais acontece também no sábado, ao longo do dia, até as 14 horas de domingo, 15 de novembro. Neste mesmo dia, a partir das 17 horas, ocorre a cerimônia de premiação dos quatro alunos mais bem pontuados nesta etapa do Desafio, além dos professores orientadores e das instituições de ensino superior participantes. Mais informações estão disponíveis no site www.desafiouniversitarioempreendedor.sebrae.com.br.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado