Ciência e Tecnologia

Dois projetos da Celepar em software livre vão à final do 11º Prêmio Conip
11-06-2008 11:54

A Companhia de Informática do Paraná (Celepar) foi reconhecida pelos organizadores do 11º Prêmio Conip de Excelência em Informática Aplicada aos Serviços Públicos como modelo na área de informática pública.
Duas soluções, desenvolvidas em software livre pela empresa paranaense, foram classificadas para a final do certame: os sistemas de Programação Orçamentária (e-COP), da Secretaria de Planejamento, na categoria Finanças e Administração Pública, e Boletim de Ocorrências Unificado (BOU), da Secretaria de Segurança Pública.

O resultado do concurso foi anunciado no encerramento do Congresso de Inovação na Gestão Pública, na semana passada, no Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo. O Conip é um dos principais eventos sobre iniciativas inovadoras de modernização da administração pública do país.Das centenas de projetos inscritos de todas as regiões do país, 34 disputaram a fase final.

Nas categorias disputadas pela Celepar foram vencedores a Controladoria Geral da União, com o projeto Portal da Transparência, categoria Finanças e Administração Públicas, e a Companhia de Saneamento de São Paulo (Sabesp), com o sistema de Aplicação da Telemetria ao Serviço do Meio Ambiente, na categoria Governança da Informação.

Segundo o presidente da Celepar, Nizan Pereira, a presença da informática pública paranaense é amplamente reconhecida no meio da tecnologia da comunicação e informação nacional, não só pela disposição de compartilhar suas soluções, mas também pela qualidade de seus produtos.

Governo eletrônico - A divulgação dos eventos da Fundação Teatro Guaíra através de uma solução de blog, desenvolvida pela Celepar, foi um dos destaques do painel sobre o Governo Eletrônico 2.0., realizado paralelamente ao Conip. O painel tratou de iniciativas já em andamento e de novas possibilidades de relacionamento governo-cidadão a partir das redes sociais como blogs, pods, orkut, myspace, wikis, além de dispositivos como TV digital e celulares.

Outro evento paralelo foi o Seminário Internacional W3C \"Tecnologias Móveis: seu papel na Promoção do Desenvolvimento Social\", que apresentou diversas iniciativas sobre como as tecnologias móveis estão ajudando no desenvolvimento local de países em desenvolvimento.

AEN
Foto:Celepar

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado