Ciência e Tecnologia

Embrapa expõe mais de 200 tecnologias agropecuárias a partir de hoje até maio
24-04-2010 22:45

Lisiane Wandscheer
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Mais de 200 novas tecnologias agropecuárias desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), poderão ser visitadas na 7ª Feira Ciência para Vida, na sede da empresa, em Brasília, a partir de hoje. A exposição vai até o dia 2 maio e é realizada todos os anos em comemoração ao aniversário da empresa. Segundo o presidente da Embrapa, Pedro Pereira, o objetivo é aproximar a pesquisa agropecuária da vida da população.

“Não queremos apenas lançar novos produtos. Queremos aproximar as pesquisas agropecuárias da vida da pessoas, mostrar a ciência de uma forma simples para que todos entendam, valorizando a sustentabilidade na agricultura”, explicou. Neste ano, 15 novos produtos agropecuários serão lançados no evento. Entre eles o Tag Ativo, um sistema de rastreabilidade para bovinos com tecnologia 100% nacional, que reduz o tempo gasto na fiscalização, substitui o uso de formulários preenchidos à mão e evita fraudes.

De acordo com a analista da Embrapa Pecuária Sudeste, Milena Teles, o sistema integra os três elos da cadeia produtiva. “Esta tecnologia irá integrar pecuaristas, barreiras sanitárias e frigoríficos e beneficiar os consumidores que terão, na mesa, um produto mais confiável”, disse. O produto criado pela Embrapa coleta e armazena informações dos identificadores eletrônicos (anéis) colocados na orelha dos bovinos. O Tag Ativo é colocado junto com os animais nos caminhões que fazem o transporte.

Nas barreiras de fiscalização, haverá outro dispositivo eletrônico que captará as informações do Tag Ativo quando o veículo passar pelo local. O objetivo é reduzir o tempo de fiscalização e possibilitar a inspeção de 100% dos veículos, informando quantos e quais animais trafegaram pelas barreiras. “Por exemplo, se houver um caso de febre aftosa no país e um caminhão estiver ultrapassando as barreiras estaduais irregularmente será descoberto”, explicou Milena.

O produto será comercializado tanto para pecuaristas como para frigoríficos e estará disponível comercialmente até o final deste ano. Se houver aprovação da nova tecnologia, o dispositivo eletrônico das barreiras de fiscalização será adotado pelo governo federal. A 7ª Exposição de Tecnologia Agropecuárias Ciência para a Vida pode ser visitada, diariamente, das 9h às 21h, até o dia 6 de maio, na sede da Embrapa, localizada no final da Avenida W3 Norte, em Brasília.


Edição: Lana Cristina

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado