Ciência e Tecnologia

Empresas de TI/Software se unem para ganhar competitividade e fortalecer o setor
04-04-2008 19:09

Encontro de Líderes dos APLs de Tecnologia da Informação/Software do Paraná discutiu estratégias estaduais para o setor e a inclusão digital das micro e pequenas empresas

Fortalecer a imagem do setor de Tecnologia da Informação/Software no Paraná e promover a sinergia entre os Arranjos Produtivos Locais (APLs) desse setor e micro e pequenas empresas de outros setores da economia. Esses aspectos são os principais fatores apontados por Alcionei Rocha dos Santos, coordenador da Carteira de APLs de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Sebrae Nacional, ao analisar a importância de se trabalhar com estratégias estaduais para o setor.

O coordenador, que participou do Encontro de Líderes dos APLs de Tecnologia da Informação/Software do Paraná, realizado nesta quinta-feira, dia 3, na sede do Sebrae no Paraná, em Curitiba, disse ainda que esses fatores podem representar um grande diferencial competitivo para que as empresas desenvolvedoras de software atuem tanto na sua região, quanto no Estado ou mesmo fora dele.

Alcionei Rocha trouxe ao Paraná a experiência do Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologias da Informação em Micro e Pequenas Empresas, o PROIMPE, desenvolvido em parceria com outras entidades representativas do setor. Ele enfatizou que o mercado vive um momento muito propício para o desenvolvimento de tecnologias da informação e que esse ambiente favorável está fazendo com que as micro e pequenas empresas enxerguem que precisam se unir.

"É importante não só que as empresas de software estejam integradas. O inter-relacionamento com outros setores da economia e também com outros APLs precisa ser estimulado", analisa. Um ponto forte do encontro foi a discussão sobre a necessidade de melhorar os canais de venda e distribuição por parte das empresas desenvolvedoras de software.

O Paraná conta hoje com quatro APLs do setor - Curitiba e Região; Londrina e Região; Maringá e Região; Pato Branco e Dois Vizinhos e Região - e também do Núcleo de Tecnologia da Informação de Cascavel. De acordo com Ricardo Almeida Pereira, coordenador estadual de Tecnologia da Informação/Software do Sebrae no Paraná, as principais estratégias a serem trabalhadas no Estado com os APLs estão na área de qualidade no desenvolvimento de software; canal de venda e distribuição; qualificação de mão-de-obra; e mercado, como por exemplo a participação em feiras e rodadas de negócios.

Agência Sebrae de Notícias no Paraná
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado