Ciência e Tecnologia

Estrelas cadentes podem ser vistas em Curitiba
02-12-2014 10:00

De 6 a 19 de dezembro, acontece uma grande chuva de meteoros: a Geminids. O espetáculo, com pico nos dias 13/12 e 14/12, será formado por estrelas cadentes multicoloridas, com taxa média de 60 meteoros por hora, o equivalente a uma estrela cadente por minuto.

O físico e professor de Astronomia João Carlos de Oliveira., explica que esta é uma das melhores e maiores chuvas de meteoros de 2014 e poderão ser vistas estrelas cadentes verdes, vermelhas, azuis e amarelas, dependendo da composição química dos meteoroides. “Espera-se um espetáculo muito bonito no céu, pois além da grande quantidade de estrelas cadentes, o colorido de cada uma delas será um espetáculo ímpar para quem conseguir observar. Quanto maior ou menor a quantidade de determinado elemento químico os fragmentos tiverem, a estrela cadente irá assumir uma determinada cor ao entrar em contato com a nossa atmosfera”, explica o astrônomo.

Para quem estiver em Curitiba, o planetário Digital FTD Digital Arena irá apresentar, nos dias 06/12 e 13/12, sempre às 16h, a sessão de planetário “As Estrelas Cadentes de Gêmeos”. A atividade, apresentada em 4D fulldome, por meio da tecnologia 360 graus imersivo, levará o participante para dentro da constelação de Gêmeos, ponto de origem desta chuva de meteoros, explicando a origem do fenômeno, mostrando as principais estrelas da constelação e as curiosidades mitológicas envolvendo este aglomerado de estrelas.

Como observar ao ar livre
Como o ponto de origem desta chuva de meteoros é a Constelação de Gêmeos, para quem quiser observar o fenômeno ao ar livre, o astrônomo João Carlos de Oliveira sugere procurar regiões afastadas dos centros urbanos, com pouca luminosidade e sem interferência de nuvens e chuva.
“A constelação de Gêmeos surge no céu a partir das 23h30 e está próxima às Três Marias, no sentido Leste, uma das regiões mais belas do céu. A partir das 22h, já será possível observar as estrelas cadentes multicoloridas e, quanto mais alta a constelação de Gêmeos estiver, mais belo será o espetáculo”, explica o professor.

Serviço:
As Estrelas Cadentes de Gêmeos
Data: 06/12, 13/12 (sábados)
Horário: 16h
Valor: R$ 28,00 (inteira) | R$ 14,00 (meia)
Mais informações: 41 3271-6322

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
GUIASJP - Um serviço POW Internet
<

Nenhum item encontrado

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.