Ciência e Tecnologia

Faturamento do Tecpar com produção de vacina antirrábica aumenta 177%
16-02-2016 17:21

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) ampliou em 177% a receita com a venda de vacina antirrábica veterinária ao Ministério da Saúde, na comparação entre 2015 e 2014. O resultado é decorrente da produção recorde de 15 milhões de doses do imunobiológico no ano passado.

Em 2015, o Tecpar faturou R$ 19,1 milhões com a venda das vacinas, enquanto que em 2014 o faturamento ficou em R$ 6,9 milhões. Já em 2014 o Tecpar havia cumprido a meta de produção e entrega de 10 milhões de doses da vacina antirrábica para o Ministério da Saúde – em 2015 o instituto bateu o recorde de produção do imunobiológico, chegando a 15 milhões de doses.

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, explica que o crescimento no faturamento é resultado de medidas tomadas ao longo dos últimos anos visando corte de custos e aumento da produtividade. Como exemplo, Felix cita a mudança do material da embalagem da vacina antirrábica de poliestireno expandido (isopor) para papelão, em processo de validação, que vai trazer redução significativa nos custos finais.

"O custo com embalagem da vacina, modificada de isopor para papelão, trará uma economia de 76% nos custos com esse insumo. São ideias simples e inovadoras que ajudam a melhorar a eficiência na instituição e consequentemente alavancar as receitas", afirma Felix.

PRAZO - Outro ponto que impactou o resultado foi a autorização pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do aumento do prazo de validade da nova vacina antirrábica desenvolvida pelo Tecpar. Até então, o imunobiológico era produzido com prazo de validade de 12 meses, mas estudos internos feitos pelo instituto constataram que a estabilidade da vacina se mantinha inalterada por 24 meses.

"Estudos apontam que a nossa vacina teve aumento no seu valor agregado, o que implicou em uma vacina com a mesma eficácia em uma dosagem menor. Isso ajudou o Ministério da Saúde a ter mais segurança para programar o fornecimento aos estados e municípios que realizam campanhas de vacinação contra raiva em todo o país", salienta.

VACINA - Hoje o Tecpar é o único produtor no mundo que desenvolve a vacina antirrábica em escala industrial. O instituto produz o imunobiólogico por cultivo celular, utilizando o processo de perfusão, método inédito que permite a obtenção de uma vacina mais pura e capaz de induzir maior produção de anticorpos, o que a torna mais segura para cães e gatos por não provocar efeitos colaterais.

Fonte: AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado