Ciência e Tecnologia

Fórum vai apresentar em Curitiba novas tecnologias em software livre
17-10-2008 10:12

Curitiba será sede de 10 a 12 de novembro do II Fórum de Tecnologia em Software Livre. A iniciativa é da regional de Curitiba do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) com o apoio da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), e a idéia é divulgar casos de sucesso no uso de programas de computador de código aberto e apresentar as novas tecnologias nessa plataforma.

Ao recepcionar nesta quinta-feira (16) os organizadores do evento – Antonio Carlos Tiboni, gerente regional de coordenação de Tecnologia, e André Luiz Janz, do Comitê de Software Livre -, o secretário de Assuntos Estratégicos e presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Nizan Pereira, destacou que a realização de eventos como esse é que garantem a difusão dos programas e o compartilhamento de conhecimentos em torno das novas tecnologias da informação e comunicação de código aberto.

PALESTRAS – Durante os três dias do evento serão apresentadas palestras sobre mercado de trabalho em tecnologia da informação, avanços da versão 8.3 do banco de dados PostgreSQL, gestão de segurança da informação com software livre, modelo em cascata para sistemas Linux de grande porte, plataforma de desenvolvimento (workflow) do sistema de comunicação Expresso (correio eletrônico, agenda, catálogo e gerenciador de fluxo de trabalho), Sistema de Acompanhamento Financeiro (Siafi), entre outros temas.

Paralelamente ao Fórum, será realizado o InstallFest, o Festival de Instalação de Softwares, cujo objetivo é reunir os interessados em conhecer e utilizar um sistema com plataforma livre em seus computadores pessoais, e com isto proporcionar um ambiente informal de discussão e troca de experiências. Neste evento, técnicos experientes farão instalações e configurações em computadores de tipos variados. O trabalho será feito de forma gratuita. Basta que os interessados levem suas CPUs até o local do evento.

Os dois eventos acontecerão na sede regional do Serpro (rua Carlos Pioli, 133, no bairro Bom Retiro).

Mais informações: http://www.cta.softwarelivre.serpro.gov.br/


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado