Ciência e Tecnologia

Gestão do Conhecimento da Celepar é levada a debate em congresso no Chile
29-05-2008 11:55

Os mecanismos de gestão do conhecimento aplicados na administração pública pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar), entre eles o Planejamento Estratégico Participativo (PEP) adotado pela empresa, serão tema de uma apresentação no XXI Congresso Latino-Americano de Estratégia (Slade), aberto nesta quarta-feira (28) em Santiago do Chile, onde segue até sexta-feira (30)

O ambiente organizacional da Celepar é objeto de uma pesquisa acadêmica realizada pelo funcionário Fabiano da Silva Santos, que em 2006 realizou sua monografia de bacharelado em Gestão da Informação. Essa monografia serviu de base para o artigo da professora doutora Helena de Fátima Nunes Silva, do Departamento de Ciência e Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPr), que foi selecionado para apresentação no evento.

Organizado anualmente pela Universidade Diego Portales, de Santiago, o Slade é um evento reconhecido internacionalmente, onde especialistas, professores, estudantes, pesquisadores, consultores e executivos, disputam a oportunidade para a apresentação de suas pesquisas. Neste ano, o tema do Congresso é “Estratégias e Competitividade para a América Latina no Século XXI”.

Os melhores trabalhos do Congresso serão publicados em edição especial da Revista Latino-Americana de Estratégia que será editada em conjunto pelos organizadores do Congresso, Universidade Diego Portales (Chile), Universidade do Pacífico (Peru) e Universidade das Américas (México).

Software livre - Nos últimos anos, a Celepar tem sido reconhecida como uma das melhores empresas públicas de informática do país. Entre os vários fatores que contribuíram para isso, Fabiano Santos aponta o enorme esforço aplicado para uso, desenvolvimento e compartilhamento de tecnologias em software livre.

O uso eficaz de recursos financeiros públicos tem sido uma das metas estabelecidas pela atual gestão do Governo do Estado para a Celepar. “Neste sentido, ela desempenha um papel muito importante por gerar expressiva economia aos cofres públicos, tanto no custo da prestação de serviços em informática, como também no desenvolvimento de tecnologias de código aberto, beneficiando, inclusive, outras instituições e a sociedade em geral”, destacou.

A monografia apresenta resultados do estudo de caso abrangendo as sete dimensões da gestão do conhecimento elaborada por José Terra e baseia-se na teoria da criação do conhecimento organizacional de Nonaka e Takeuchi. A metodologia consiste na análise de dados coletados por meio de entrevistas, questionários, análise de documentos da organização e observação participante. Segundo o estudo, um outro motivo do sucesso alcançado pela Celepar é a capacidade técnica dos profissionais que atuam na empresa.

Em relação ao papel exercido pela direção da Celepar, Santos acrescenta que a proposta de um Plano Estratégico Participativo (PEP) é um indício de que a empresa busca compartilhar com os funcionários a definição de suas estratégias, inclusive na definição das metas a serem atingidas.

Resultados – Para medir os resultados alcançados pela empresa diante das metas estabelecidas, a monografia também levou em conta aspectos intangíveis, como é o caso do Programa de Software Livre, que além da redução de custos com a aquisição de equipamentos e programas de computador, também enfoca os aspectos do conhecimento, liberdade e independência tecnológica. “Devido aos produtos e serviços, muitas vezes pioneiros, que a Celepar tem desenvolvido, o Paraná tem recebido grande destaque no cenário brasileiro no que diz respeito a governo eletrônico (e-gov) e a empresa tem sido reconhecida como inovadora em informática pública”, finalizou Santos.


AEN
Foto:Celepar
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado