Ciência e Tecnologia

Governo promove curso para incentivar uso de aquecimento solar no Paraná
13-11-2008 20:01

As novidades em tecnologias de aquecimento solar são tema de um curso promovido nesta quinta e sexta-feira (13 e 14), em Curitiba, pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos em parceria com a Copel e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA/PR). O objetivo é incentivar o uso de fontes de energia alternativas no Estado e criar uma rede de discussões para regulamentação de leis e também sobre programas de eficiência energética.

A abertura das atividades foi feita pelo secretário Rasca Rodrigues, que destacou a importância de iniciativas como esta. Segundo ele, o trabalho de conscientização é um desafio para os governos que pode ser superado com a divulgação das causas e conseqüências das mudanças climáticas e formas de evitá-las.

“Temos que despertar na população a importância do consumo racional que respeita o meio ambiente”, afirmou. “Afinal, com a utilização do aquecimento solar nas construções e nas propriedades rurais, diminuímos o consumo e os impactos que o desperdício de energia acarreta ao meio ambiente”, completou.

Além de estimular o uso de energia limpa, o curso – direcionado principalmente a engenheiros e arquitetos – tem como objetivo reunir profissionais para integrar comitês de discussões para regulamentação de legislação e para programas de eficiência energética e redução de emissão de poluentes.

Neste sentido, o secretário Rasca demonstrou que o governo estadual vem se esforçando para consolidar o uso de tecnologias ambientalmente corretas. “Hoje as obras públicas já são planejadas com estruturas para reaproveitamento da água e da energia solar, por exemplo”, afirmou.

Para o presidente do CREA/PR, Álvaro Cabrini Junior, o curso é uma ótima oportunidade para união de esforços visando a regulamentação de leis referentes ao tema. “É uma discussão fundamental, já que o aquecimento solar é um dos componentes de uma construção sustentável, que traz benefícios ambientais”, comentou.

CURSO - Apesar do Brasil ainda não ter a cultura de adotar o aquecimento solar em casas e centros comerciais, o número de usuários dessa fonte de energia limpa está aumentando ao longo dos anos – observou a coordenadora de Mudanças Climáticas da Secretaria, Manyu Chang. “O Brasil é um país com grande potencial para o uso de aquecedores solares e sendo uma nação solar, não devemos desperdiçar esta fonte energética”, afirmou Chang, que também é secretária-executiva do Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas.

Os temas abordados no curso são a elaboração do projeto, normas de construção, software para dimensionamento e simulação, além de estudo de viabilidade econômica. Segundo o ministrante do curso e diretor do departamento nacional de aquecimento solar da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), Carlos Felipe da Cunha Faria, todos os participantes sairão do curso com condições de fazer um bom projeto de aquecimento solar.

“Temos a preocupação de apresentar todos os componentes, os materiais e o por quê de cada um. Por fim, faremos a análise da captação de crédito de carbono e da redução da emissão de poluentes que é alcançada com o projeto”, detalhou Carlos.

Isso irá facilitar o trabalho de muitos profissionais que encontram dificuldades com as especificações técnicas no momento da elaboração dos projetos, de acordo com a arquiteta Silvia Tais Bettá. Ela já trabalha com aquecimento solar em seus projetos e relatou que existem muitas vantagens nesta troca. “São vários benefícios em trocar o uso de energia convencional pelo aquecimento solar, destacando a economia de recursos naturais e financeiros”, concluiu.

Além do secretário Rasca, participaram da abertura do curso o diretor da Comissão de Meio Ambiente do CREA/PR, Paulo Carrilho, a coordenadora de Mudanças Climáticas Manyu Chang, e o vereador curtitibano Aladim.


Agência Estadual de Notícias
Foto SEMA
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado