Ciência e Tecnologia

Informática pública é fundamental para a segurança de dados, afirma secretário
02-10-2008 18:09

Os serviços de informática no setor público como um fator de segurança, transparência e racionalização de custos foram destacados pelo secretário de Assuntos Estratégicos e presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Nizan Pereira Almeida, durante a abertura do VI Congresso de Tecnologias para Gestão de Dados e Metadados do Cone Sul (Conged), nesta quinta-feira (2) na Universidade Federal do Paraná (UFPr).

“Hoje, no Paraná, as novas tecnologias da informação e comunicação são a base das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico e social”, disse Nizan Pereira, que elencou vários serviços executados pela Celepar fundamentais para a vida dos paranaenses.

O secretário citou como exemplos os programas de controle dos bancos de sangue, confecção das carteiras de identidade, gestão hospitalar, distribuição de remédios, gestão dos serviços de trânsito, distribuição de leite para as crianças, consultas aos documentos publicados nos diários oficiais, além de acompanhamento das compras e licitações feitas pelo Estado.

O reitor eleito da UFPr, professor Zaki Ackel Sobrinho, por sua vez, salientou a importância da integração entre as instituições de ensino superior públicas e privadas para a independência tecnológica nacional. “A informática brasileira é modelo para o resto do mundo”, disse.

“A gestão de dados e metadados é um amplo tema que deriva da necessidade da representação e reutilização de dados e informações que reflitam fatos e conhecimentos inerentes ao contexto e às especificidades das atividades humanas”, concluiu a coordenadora do evento Lígia Leindorf Bartz Kraemer.

Com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre a gestão de dados e metadados, o Conged foi aberto com uma palestra do diretor da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Paulo Lacerda, que discorreu sobre a política de informação da Agência.

O Congresso prossegue até sexta-feira (3), no setor de Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR (av. Prof° Lothário Meissner, 632 - Jd. Botânico), com uma grade de palestras, apresentações de soluções e de artigos que tratam de temas que vão do domínio sobre pesquisas e aplicações, às tendências e oportunidades de mercado, conveniências e riscos sociais provocados pela tecnologia da informação.

Outras exposições tratam de padrões abertos de documentos, gestão corporativa de documentos na administração pública, acesso público a informações geográficas por meio de metadados espaciais em sistemas de código aberto e mineração de dados para gestão do conhecimento e da inteligência competitiva.

Com a participação de especialistas, o congresso é aberto também para iniciantes na área.

Para mais informações acesse: www.conged.pr.gov.br


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado