Ciência e Tecnologia

Instituto de Tecnologia do Paraná comemora 71 anos
05-07-2011 21:00

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) comemora nesta quarta-feira (6) 71 anos de sua fundação. Para marcar a data da instituição, que ao longo do seu desenvolvimento despontou como referência nacional em diversas áreas de pesquisa e tecnologia, será realizado um evento comemorativo. Na programação: o lançamento do site Memória Tecpar e a palestra com a coordenadora de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Elizabeth Lunardi, sobre a história do instituto. A pesquisadora é responsável pelo capítulo sobre o Tecpar, “IBPT: reprodução e esgotamento de um modelo organizacional de pesquisa”, no livro “Histórias de uma ciência regional”, lançamento recentemente.

O site Memória Tecpar é um projeto que reuniu o acervo digital de fotos, vídeos e documentos históricos que ilustram os diferentes momentos da história da instituição, fundada em 1940 com o nome de Instituto de Biologia Agrícola e Animal (IBAA), depois denominada Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas (IBPT) e finalmente, na década de 80, convertida em Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

No site podem ser encontradas imagens de todos os presidentes do Tecpar e de seus principais pesquisadores, equipamentos utilizados nas pesquisas e documentos, como o primeiro relatório de atividades, datado de 1941 e assinado por Marcos Augusto Erietti, que era enteado do então interventor do Estado, Manoel Ribas, e foi quem dirigiu o instituto em suas duas primeiras décadas.

Entre as curiosidades que podem ser encontradas no site, um vídeo da década de 40 mostra um dos grandes pesquisadores do Tecpar, Reinhard Maack (1892-1969), responsável pela produção do primeiro mapa fitogeológico do Paraná – mapeamento de tipos de plantas e de solo do estado – em uma de suas investidas pelo interior.

IMPORTÂNCIA HISTÓRICA – Inicialmente criado para suprir uma demanda potencial de pesquisa advinda da expansão agrícola e pecuária do Paraná, o instituto ainda em seus primeiros anos já exerce papel importante ao combater a peste suína e a broca do café.

Dos seus laboratórios, saem pesquisas para melhoramento de solo, aumento de produtividade, análises de adubos e fertilizantes e produção de vacinas e fortificantes animais que apoiam produtores rurais e ajudam o Estado a conquistar posição de destaque nacional em pesquisa e desenvolvimento econômico.

A troca de dados entre a pesquisa experimental e a teoria estudada na universidade resultou na habilitação de professores nas áreas de química, veterinária, agronomia, botânica e geologia, além da criação de cursos de mestrado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), descoberta de novas tecnologias, patentes e a criação de empresas.

Desse ciclo virtuoso surgem inovações, como desenvolvimento do processo para exploração do xisto pirobetuminoso de São Mateus do Sul, do mate solúvel, da tecnologia do carvão mineral paranaense, entre tantas outras contribuições.

Mais adiante, já sob o nome de Tecpar, o instituto chega a atender a totalidade da produção de vacina antirrábica canina e quase 60% da vacina antirrábica para uso humano utilizadas na Campanha Nacional de Imunizações, que resulta na contenção da doença no Brasil.

O Tecpar também passou a produzir antígenos para diagnóstico de brucelose e atualmente fornece ao Ministério da Saúde a proteína monomérica tetânica (PMT), que é um componente da vacina tetravalente, contra tétano, difteria, coqueluche e um tipo de meningite bacteriana.

Entre suas diversas atividades, o Tecpar também é responsável pela inspeção veicular obrigatória, faz ensaios e calibração de equipamentos, certificação de produtos, sistemas e processos e ainda abriga em sua sede a Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), responsável por apoiar a criação de novas empresas de base tecnológica.

SERVIÇO: Programação 71 anos do Tecpar:

14h30 - Lançamento do site Memória Tecpar

15h - Palestra “IBPT: reprodução e esgotamento de um modelo organizacional de pesquisa”, com a coordenadora de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Elizabeth Lunardi.

Local: Auditório do Centro de Treinamento do Tecpar - Cidade Industrial de Curitiba.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado