Ciência e Tecnologia

IV Feira Eletromecânica e Eletrônica traz inovação e tecnologia, no norte do Paraná
14-04-2008 12:48

Empresários, industriais, profissionais e estudantes conferem nesta semana em Londrina o que há de mais moderno em equipamentos e serviços da indústria metalmecânica e eletroeletrônica

Começa nesta segunda-feira, dia 14, em Londrina, a IV Feira Eletromecânica e Eletrônica 2008, uma realização do Senai, Sebrae no Paraná e Sindimetal. Até sexta-feira, dia 18, empresários, industriais, profissionais e estudantes poderão visitar a Exposição Técnica de Equipamentos e Serviços, com o que há de mais moderno em equipamentos, máquinas, ferramentas e serviços da indústria metalmecânica e eletroeletrônica, e participar de palestras sobre diversos temas com especialistas, na sede do Senai em Londrina.

"A IV Feira Eletromecânica e Eletrônica 2008 consolida um esforço de inúmeras entidades que apostam em novas oportunidades e no potencial que o setor tem para agregar valor a seus produtos, o que é fundamental na promoção do desenvolvimento econômico da região norte e do Estado", diz o gerente da Regional Norte do Sebrae, Heverson Feliciano. O gerente do Sebrae ressalta a diversificação que poderá ser conferida na Feira deste ano. "As empresas do APL de Tecnologia da Informação/Software de Londrina e Região, por exemplo, estarão expondo. Teremos a participação de centros de pesquisas, universidades e diversas entidades preocupadas com o desenvolvimento", assinala Feliciano.

Para o gerente da Unidade de Negócios do Senai em Londrina, Alexandre Lourenço Ferreira, há uma expectativa das entidades na geração de negócios durante a Feira. "Não só envolvendo o setor metalmecânico, mas os setores de eletrônica, informática e de inovação. A Feira, que no ano passado contou com 20 expositores, tem desta vez traz 38", informa o gerente do Senai. Lourenço Ferreira diz que um dos objetivos dessa iniciativa é apoiar micro e pequenas empresas que não têm acesso à tecnologia de ponta. "O Senai, que prepara desde trabalhadores da base da indústria até gerentes industriais, funciona como um termômetro (dessa demanda crescente). Na Feira, os visitantes poderão conferir o que há de mais moderno nas grandes empresas."

O presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Sindimetal) de Londrina, Valter Orsi, diz que o acesso às últimas novidades em equipamentos, máquinas, ferramentas e serviços da indústria metalmecânica e eletroeletrônica "ajuda, sem dúvidas, nossas empresas a estarem mais preparadas num mercado cada vez mais competitivo". O presidente do Sindimetal defende a participação efetiva das universidades e dos centros de pesquisa em eventos como a Feira que acontece no Senai. "A academia tem um papel importante na busca de alternativas viáveis que atendam as demandas das empresas. As universidades detêm conhecimento que pode ser revertido em favor das empresas", reforça Orsi.

Programação

A Exposição Técnica de Equipamentos e Serviços começa nesta segunda-feira e vai até sexta-feira, das 18 às 22 horas. Paralelamente, serão oferecidas palestras com especialistas do setor. A primeira palestra, com o tema "Sistema de ar comprimido: entender, avaliar e agir", acontece nesta segunda-feira, das 18h30 às 22h30. Na terça-feira, dia 15, são duas palestras: "Manutenção de motores elétricos - WEG", das 18h30 às 20h30; e "A nova tecnologia de soldagem CEA", das 20h30 às 22h30. Na quarta-feira, dia 16, "Correção de fator de potência industrial", das 18h30 às 20h30; e "Controles, indicação e registros de variáveis de processos", das 20h30 às 22h30.

Na quinta-feira, dia 17, "Qualidade de energia e eficiência energética - soluções para aplicações com motor e inversor", das 18h30 às 20h30; e "Energia renovável e sua abordagem: resíduos, co-geração, crédito de carbono e construções inteligentes", das 20h30 às 22h30. Para sexta-feira, dia 18, estão previstas as palestras "Segurança no uso de ferramentas abrasivas", das 18h30 às 19h30; e "Máquinas de solda MIG e TIG e Corte Plasma", das 19h30 às 20h30. A IV Feira Eletromecânica e Eletrônica 2008, uma realização do Senai, Sebrae e Sindimetal, começa nesta segunda-feira e termina na sexta-feira, dia 18, na sede do Senai em Londrina - Rua Belém, 844 - Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (43) 3294-5100.

Agência Sebrae de Notícias no Paraná
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado