Ciência e Tecnologia

Lactec assina convênio com a Finep para projeto em redes de baixa tensão
28-11-2009 12:43

A diretora Administrativa e Financeira, do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Vanessa Muniz, representando o diretor superintendente, Luiz Malucelli Neto, assinou termo de parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos ) e a empresa Feergs. O acordo ajudará o desenvolvimento do projeto Regulador de Espaçamento de Fases de Redes de Distribuição de Baixa Tensão - REGBT, que será desenvolvido por pesquisadores dos Departamentos de Eletroeletrônica e de Tecnologia em Materiais.

No evento, realizado sexta-feira, em Curitiba, participaram o governador Roberto Requião os ministros da Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende, e do Planejamento Paulo Bernardo.

PROJETO – O projeto Regulador de Espaçamento de Fases de Redes de Distribuição de Baixa Tensão - REGBT, foi concebido entre o instituto paranaense e a empresa Ferramentas e Equipamento Elétrico Ltda. (Feergs), com o objetivo de desenvolver um produto inovador visando a otimização dos processos de regulagem de espaçamento entre fases na baixa tensão, bem como reduzir custos no processo de manutenção destas redes.

Atualmente para se instalar os equipamentos disponíveis comercialmente há necessidade do contato físico do eletricista com a rede de baixa tensão. Com o produto a ser desenvolvido não haverá necessidade deste contato, e o equipamento é instalado à distância, aumentando a segurança do eletricista. Neste estudo serão pesquisados materiais, geometria do produto e processo de fabricação.

O valor do financiamento é de R$ 788 mil e contempla a aquisição de novos equipamentos que subsidiarão os estudos do projeto, bem como possibilitaram novos estudos sobre propriedades elétricas e mecânicas de materiais.

A coordenação do projeto é do pesquisador Edemir Luiz Kowalski e fazem parte da equipe os pesquisadores Vitoldo Swinka Filho, Marilda Munaro, Marcelo Antônio Ravaglio, José Arinos Teixeira Junior, Rafael Pires Machado. A Empresa Feergs, com sede em Cachoeirinha (RS), é co-financiadora do projeto e é presidida por Alexandre Müller da Silva, um dos mentores do projeto.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado