Ciência e Tecnologia

Lactec e estatal maranhense desenvolvem sistema contra fraudes em conta de luz
21-10-2008 16:55

O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e a Companhia de Energia do Maranhão (Cemar) desenvolvem projeto para reduzir as perdas comerciais da empresa na distribuição de luz em comunidades urbanas e rurais. Pesquisadores do Departamento de Eletro-Eletrônica do Lactec trabalham no protótipo de um Transformador de Distribuição com Medição Integrada de Energia Elétrica, equipamento que poderá identificar e eliminar os “gatos” com metodologia inédita no Brasil.

A tecnologia proposta para o sistema é uma alternativa eficiente para a medição do consumo total do posto de transformação, impossibilitando o acesso de consumidores ao medidor de energia. Os novos equipamentos, que deverão ser instalados junto aos transformadores de distribuição, indicarão o consumo total de energia elétrica na rede de baixa tensão atendida em cada posto de transformação.

Assim, a Cemar poderá calcular os valores mensais do consumo de energia elétrica de todos os consumidores e comparar o valor com o registrado no mesmo período pelo medidor integrado ao transformador de distribuição. Além disso, o equipamento inclui um dispositivo de comunicação digital de curta distância, que registrará os dados diretamente em um telefone celular de última geração, facilitando o trabalho dos profissionais que fazem a medição do consumo.

“O resultado poderá se mostrar mais uma iniciativa inédita do Lactec entre os institutos de pesquisa nacionais. Este projeto certamente trará benefícios diretos à Cemar e servirá de modelo para outras concessionárias de energia de todo Brasil”, explica Luiz Malucelli Neto, diretor-superintendente do Lactec.

Um estudo realizado recentemente pela Cemar apontou que alguns alimentadores de distribuição chegam a apresentar 60% de perdas comerciais. A companhia já utiliza serviço similar de medição fiscal em áreas urbanas, inclusive na capital São Luiz. De acordo com o pesquisador do Departamento de Eletro-Eletrônica do Lactec, Marcelo Antonio Ravaglio, a aplicação da tecnologia que em áreas urbanas e rurais é inédita. “O projeto pode gerar inclusive uma nova patente para o mercado nacional de tecnologia”, afirma.

Todo o processo de pesquisa e desenvolvimento tem duração estabelecida de dois anos. Na parceria, o Lactec também é responsável por atrair a colaboração das empresas fabricantes dos transformadores de distribuição para viabilizar a construção de protótipos.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado