Ciência e Tecnologia

Na nova edição do curso da Microsoft, empresários proporão desafios aos alunos
16-11-2015 16:54

O Centro de Inovação da Microsoft (MIC), instalado no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), realiza a partir desta segunda-feira (16) a segunda edição do programa Students to Business (S2B), com cursos na área Tecnologia da Informação (TI). A novidade desta edição é que empresários poderão propor um desafio aos alunos para que eles criem soluções voltadas ao mercado.

Sessenta alunos foram selecionados para participar da capacitação, realizada até dezembro nas dependências do Tecpar. O S2B tem como objetivo preparar estudantes nas áreas de TI e aproximá-los de oportunidades de emprego e estágio em empresas parceiras. O curso é gratuito e vai capacitar estudantes em duas trilhas – Desenvolvimento de Sistemas e de Infraestrutura de TI.

Com a maior aproximação com a iniciativa privada, empresários da área de TI vão sugerir um desafio aos estudantes, no desenvolvimento de sistemas e aplicativos e em infraestrutura. Os alunos terão o período do curso para desenvolver o projeto, que será apresentado a uma banca de especialistas e empresários do setor.

CRIATIVIDADE E NECESSIDADE - Os estudantes com as melhores ideias podem ser contratados pela empresa para desenvolvê-la ou, ainda, ter seu projeto desenvolvido no MIC-Tecpar, com o apoio da iniciativa privada. “O desafio foi pensado para unir a criatividade do aluno às necessidades do empresário, diminuindo a distância entre eles e elevando a possibilidade de uma solução tecnológica desenvolvida durante o curso chegar ao mercado. Além disso, ao apoiar o desenvolvimento da ideia, o empresário encontra uma maneira rápida e barata de investir em pesquisa e desenvolvimento (P&D)”, explica Rogério Oliveira, coordenador do MIC-Tecpar.

Empresários de qualquer ramo de atividade interessados em propor um desafio aos estudantes da segunda turma do MIC-Tecpar podem enviar suas propostas até a quarta-feira (18) pelo e-mail rogerio@tecpar.br.

Além da possibilidade de ser contratado após apresentar o seu projeto, os estudantes podem, ainda, estagiar em uma das empresas patrocinadoras do programa, que ao término do curso vão apresentar suas oportunidades em uma feira de emprego no Tecpar.

O Programa Microsoft Students to Business já capacitou mais de 100 mil estudantes em todo o Brasil, dos quais mais de 10 mil foram incorporados ao mercado de trabalho durante a feira de empregos.

MIC TECPAR - A Microsoft instalou seu Centro de Inovação no Tecpar em 2013, como parte da iniciativa global da empresa em promover o uso de tecnologia em prol da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento de pessoas e suas habilidades, especialmente os jovens.

A novidade do MIC no Paraná, em comparação com os outros centros da empresa instalados no Brasil, é a participação das universidades estaduais. Pela parceria, ficam disponíveis opções de programas e softwares que poderão ser implantadas pelo governo nas áreas de educação, qualificação, inovação e empreendedorismo.

Entre eles estão capacitação básica em tecnologia da informação e design, comunicação instantânea entre alunos e professores, softwares para projetos de alfabetização em informática e desenvolvimento de empresas iniciantes.

Fonte: AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado