Ciência e Tecnologia

Paraná define participação no Fórum de Software Livre
01-04-2008 12:38

O secretário de Assuntos Estratégicos e presidente da Celepar, Nizan Pereira, recebeu a visita de uma delegação de representantes da comissão organizadora do 9º Fórum Internacional de Software Livre (Fisl 9), que veio reiterar o convite para a participação do Governo do Paraná no evento que acontecerá em Porto Alegre entre os dias 17 e 19 de abril. “Fizemos questão de vir pessoalmente ao Paraná para agradecer a grande contribuição que o governador Roberto Requião tem dado para a expansão do software livre e pela importância que o Governo do Paraná tem para o nosso movimento”, disse o coordenador do evento Mário Teza.

Depois de confirmar que o Paraná participará do evento com uma delegação expressiva, o presidente da Celepar Nizan Pereira disse que o Projeto Software Livre Brasil (PSL) - a entidade que promove o Fisl - é um grande parceiro na luta por um mundo melhor e na promoção do conhecimento compartilhado, em especial dos programas voltados para a inclusão social. “Não existe inclusão sem o acesso aos meios tecnológicos. E em todo mundo a inclusão digital só tem sido possível graças ao software livre”, destacou Nizan Pereira.
Para esta nona edição, o Fisl terá como atrações uma grade de mais de duas centenas de palestras, encontros de grupos de usuários, workshops e eventos comunitários.

ATRAÇÕES - Entre os palestrantes que já confirmaram presença no Fisl 9, destacam-se: Simon Phipps, Chief Open Source Officer da Sun Microsystems; Jon Maddog Hall, diretor-presidente da Linux International; Theodore Ts'o, membro da Linux Fundation, programador de sistemas da IBM e.primeiro colaborador de Linus Torvalds na América; Henri Bergius, um dos fundadores do Projeto Midgard, um toolkit de gerenciamento de conteúdo web baseado nas bibliotecas do Gnome; Etienne Delacroix, artista visual e PhD em física nuclear e de partículas do College of William and Mary, na Virgínia, EUA; Sérgio Amadeu, sociólogo e doutor em Ciência Política, autor de várias obras relacionadas à tecnologia da informação e comunicação e Mitchell Baker, diretora da Mozilla Foundation.

Também já estão confirmados mais de 30 encontros de comunidades software livre, responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção de sistemas de código aberto, como são os casos das comunidades Ubuntu, Moodle, Asterisk, Gnome, Pentaho, Pontos de Cultura, Jabber, KDE, Perl-YAPC,Texto Livre e UnderLinux de documentação em software livre, Projeto Fedora, Joomla, Lisp, Open Source Biotechnology, Debian, Software Livre na Educação Universitária, entre outros. O Fisl 9 também abriu espaço para que grupos de usuários das mais diversas linguagens, tecnologias, sistemas operacionais e outras correntes tecnológicas se encontrem para mostrar seus trabalhos e trocar experiências com outros grupos, pessoas e instituições.

Até a última sexta-feira 3.053 participantes haviam confirmado suas inscrições.

SERVIÇO:
Fórum Internacional de Software Livre (Fisl 9)
Porto Alegre, 17 a 19 de abril de 2008
Centro de ventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Informações e inscrições: http://fisl.softwarelivre.org/9.0/www/

AEN
Foto Celepar
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado