Ciência e Tecnologia

Parceria levará energia fotovoltaica às escolas municipais do Paraná
04-09-2019 13:17

O Governo do Estado deu início nesta terça-feira (03) a mais um projeto inovador. O secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Pública, João Carlos Ortega, assinou Memorando de Entendimento entre o Paranacidade, o Green Building Council Brasil (GBC BR) e a Fomento Paraná  para transformar as escolas municipais de todo o Estado em geradoras de energia elétrica fotovoltaica e qualificá-las para alcançar a condição de consumo zero de energia de origem externa.



O objetivo é levar o benefício as cerca de 4 mil escolas existentes nos 399 municípios paranaenses. Na primeira fase serão 180 unidades escolares de seis municípios. Nesta etapa, para viabilizar as mudanças, as prefeituras terão R$ 30 milhões do Sistema de Financiamento dos Municípios (SFM), disponibilizados pela Fomento Paraná, e deverão oferecer contrapartida para implantar os projetos. O Green Building Council é uma organização internacional que atua implantação e certificação de projetos de eficiência energética.



INTEGRAÇÃO - O secretário Ortega destacou a integração dos diferentes órgãos do Governo do Estado para viabilizar a iniciativa. “O Governo deve unir esforços, atuar em conjunto com a sociedade e, assim, inovar e promover as melhorias na vida da população”, enfatizou.



O diretor de Operações do Setor Público da Fomento Paraná, Wellington Dalmaz, destacou a importância social da iniciativa. Para ele, começar a mudança pelas escolas colocará as crianças não apenas em contato com novas tecnologias, mas principalmente com conceitos da importância de economizar energia e também da sustentabilidade.



“As crianças conhecerão os ‘edifícios verdes’, verão os benefícios na prática e atuarão como multiplicadoras. Primeiro, ao levar para as suas famílias a cultura de que o mundo sustentável é possível. Depois, quando adultas, já tomarão as suas decisões dentro desse critério”, disse Dalmaz.



IMPLANTAÇÃO - O processo terá início com a Copel que, pelo do seu Programa de Eficiência Energética, vai viabilizar a análise das necessidades de energia de cada unidade e a substituição dos elementos atuais por alternativas mais econômicas, como lâmpadas LED, ou promover adequações nos sistemas de ar-condicionado.



Após o consumo mínimo ser alcançado, começará a elaboração do Projeto para a Geração de Energia Fotovoltaica, pelo Green Building Council Brasil, sob encomenda das prefeituras. Com o projeto, o poder municipal encaminhará, via Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, a solicitação de recursos à Fomento Paraná.



Caberá ao Paranacidade o encaminhamento, apoio técnico e fiscalização de todo o processo. Ao final, o GBC BR fará a certificação da economia alcançada. “A evolução tecnológica nos permite prever a possibilidade de alcançarmos o índice de energia zero”, disse o diretor executivo do CBC BR, Felipe Faria.



PARANÁ EM DESTAQUE – De acordo com dados da COPEL, o potencial de geração de energia fotovoltaica no Paraná é de 18 GW, enquanto a Usina Hidrelétrica de Itaipu produz 14 GW, o que indica o tamanho do mercado no segmento e o impacto que a sua implantação poderá em favor do meio ambiente.



“A transformação das 180 escolas iniciais colocará o Paraná na segunda posição em todo o mundo nesse tipo de intervenção. Apenas na Califórnia, nos Estados Unidos, há um número maior de escolas nesse conceito”, disse Faria. O programa implantado no estado norte-americano começou no ano de 2010.



 



Agência Estadual de Notícias

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado