Ciência e Tecnologia

PUCPR cadastra cães para pesquisa com células-tronco
03-05-2016 16:32

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da PUCPR está cadastrando cães com paraplegia (paralisia das patas traseiras), perda da sensibilidade e do controle da micção (emissão de urina), decorrentes de hérnia de disco ou fratura vertebral. O objetivo é verificar se os animais recuperarão, após transplantes de células-tronco, a motricidade, a sensibilidade e o controle da micção.

Serão utilizadas células-tronco adultas extraídas do tecido adiposo (gordura) de cães que participaram da campanha de castração promovida pelo Hospital Veterinário da PUCPR em 2015 (mediante a autorização de seus proprietários). Portanto, o tratamento é com células-tronco alógenas, quando são da mesma espécie do transplantado, mas não do mesmo indivíduo que as recebe.

ESTUDOS
Em 2014, o mesmo grupo de pesquisa realizou estudo de células-tronco com ratos paraplégicos e o resultado foi a recuperação parcial dos movimentos e do controle urinário. O estudo foi realizado em 63 ratos divididos em três grupos. A análise dos resultados demonstrou que 66,6% dos ratos que receberam apenas células-tronco tiveram melhora no controle urinário, e 23,8% dos ratos recuperaram parcialmente os movimentos. Foi possível afirmar por este estudo que as células-tronco apresentaram efeitos benéficos na recuperação de ratos com incontinência urinária e perda total de movimentos em membros inferiores/pélvicos, porque os ratos do grupo controle (que não receberam as células-tronco) não apresentaram nenhuma melhora clínica.

CADASTRAMENTO
A partir do dia 26 de abril, a PUCPR realizará avaliações neurológicas em cães com paraplegia. Os interessados em cadastrar os animais na pesquisa devem entrar em contato pelo telefone 41. 3271-2094 (com Letícia ou Felipe) ou pelo e-mail jose.villanova@pucpr.br, informando o nome do proprietário e do animal, telefone para contato e um relato do problema apresentado pelo animal de estimação. Nesse momento, apenas cães serão cadastrados.

AVALIAÇÃO
A primeira avaliação clínica dos animais cadastrados acontecerá nesta quinta-feira (05 de maio), às 14h, no laboratório do curso de Medicina Veterinária da PUCPR, na Rua Rockfeller, 1311 - Rebouças. Por se tratar de um projeto de pesquisa, nenhum procedimento será cobrado.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado