Ciência e Tecnologia

Sistema de controle de projetos do Paraná vai auxiliar organização da Copa 2014
17-04-2010 13:18

Ferramenta de controle, acompanhamento e avaliação dos projetos do Governo do Paraná, o sistema e-CAR foi escolhido como a plataforma base para o Sistema de Apoio ao Gerenciamento e Monitoramento da Copa 2014 (SGMC). O lançamento da plataforma aconteceu terça-feira (13) em Brasília, quando o Comitê Gestor da Copa anunciou a escolha.

O evento, que contou com a presença de representantes do Ministério do Esporte, Casa Civil, Serviço Federal de Processamento de dados (Serpro) e das cidades-sede que participarão do Mundial de 2014, serviu também para treinar os representantes, que também serão usuários da solução. O treinamento foi promovido pelo Serpro, responsável pela customização do sistema desenvolvimento inicialmente pela Comapnhia de Informática do Paraná (Celepar).

Utilizado por vários órgãos públicos, entre eles o Governo federal, o e-CAR foi desenvolvido pela Celepar com a utilização de tecnologia software livre, os programas de computador de código aberto, como a linguagens Java e Ajax e banco de dados PostegreSQL.

Em formato de portal, o sistema possui áreas específicas para a divulgação de informações sobre projetos, acompanhamento e visualização de resultados, e por isso é considerada uma ferramenta ideal para auxiliar os gestores a tomarem decisões. Sua flexibilidade permite diferentes configurações de informações na estrutura de acompanhamento.

Outra importante característica do e-CAR é seu sistema de segurança para controle de permissões de acesso, uma garantia de controle das informações e de registros de documentos.

Segundo o assessor especial de futebol do Ministério do Esporte, Alcino Reis Rocha, o objetivo de utilizar um software para o mapeamento das ações realizadas nas cidades-sede da Copa é garantir que todas as obras de infraestrutura e demais ações que antecedem os torneios sejam realizadas em tempo hábil. “A Copa tem data marcada e não é possível adiar um evento dessa magnitude”, afirmou Alcino, que completou dizendo que é importante para o país garantir o acompanhamento em todos os níveis, não só das obras, mas de todos os projetos relacionados ao Mundial.

‘A expectativa é que o Sistema possa oferecer transparência às ações realizadas pelo Governo na preparação do país para a Copa 2014”, explicou a assessora especial do ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Miriam Chaves. Para ela, o fato do e-CAR ser modular e customizável torna a solução uma das melhores escolhas tecnológicas.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado