Ciência e Tecnologia

Taxistas votam utilização de aplicativos para chamadas
11-09-2015 21:09

Uma assembleia, neste sábado (12), pretende ouvir os taxistas de São José dos Pinhais sobre a utilização de aplicativos de celulares para receber chamadas de usuários. Atualmente, o serviço na Cidade só é realizado por meio de Radiotáxis, que atendem e encaminham as chamadas aos profissionais associados, mas cobram taxas. Um projeto de lei na Câmara dos Vereadores quer liberar o atendimento também através de aplicativos para dispositivos móveis. O assunto é polêmico e divide a categoria, que vota a favor, ou não, do projeto de lei. O texto será votado na próxima terça-feira (15) pelo Legislativo.

De autoria do vereador Ailton Fenemê, o projeto libera a utilização das novas tecnologias como serviço auxiliar de chamada. A intenção seria facilitar a exploração do serviço e auxiliar o acesso ao usuário.

O Sindicato dos Taxistas de SJP, que organiza a assembleia, afirma que o que importa é a garantia aos profissionais e aos usuários. “O atual sistema de radiotáxis traz a garantia da segurança para as duas partes. Os taxistas sabem quem estão buscando, pois há um cadastro dos clientes, e o usuário sabe que o motorista que lhe atende é qualificado e profissional habilitado para o serviço”, explica o presidente do Sindicato, Arnaldo Alves Ribeiro. “Além disso, as radiotáxis precisam prestar contas à Prefeitura, com relatórios constantes e rastreamento de seus veículos. Já os aplicativos não são regularizados, não precisam prestar contas nem seguir regras.”

Ele diz que, no caso de aprovação, os aplicativos autorizados precisarão de uma regulamentação da Prefeitura. “É necessário para que tenhamos garantias e segurança aos taxistas e usuários”, acredita.

A Prefeitura foi procurada pela reportagem do Guiasjp para falar sobre o assunto mas não se manifestou até o fechamento desta matéria (18h).

App
Os dois principais aplicativos utilizados para chamadas de táxis hoje na região são o Waytaxi e o 99taxi. O Uber não está em discussão, pois é uma rede de transporte alternativo de motoristas de carros comuns que cobram tarifas mais baratas do que os táxis, mas que enfrenta a resistência dos profissionais do volante por todo o Brasil.

Acompanhe o resultado da assembleia, e a votação na Câmara, aqui no Guiasjp.com.

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado