Ciência e Tecnologia

Telefonica normaliza serviços de internet, mas desconhece causa da pane
05-07-2008 11:20

Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil



São Paulo - O presidente do Grupo Telefonica no Brasil, Antonio Carlos Valente, afirmou sexta(4) que o serviço de transmissão de dados da empresa, com falhas desde a noite de quarta-feira, foi normalizado às 23h de quinta. Em entrevista coletiva, concedida da sede da companhia, em São Paulo, Valente disse, no entanto, que a causa do problema ainda não foi identificada.

Segundo ele, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPqD) foi contratado pela empresa para analisar a falha. O laudo sobre o motivo do problema deve ser divulgado em dez dias.

Até agora, disse Valente, o que se sabe é que a pane foi causada por uma falha na parte da rede da empresa localizada na cidade de Sorocaba (a 90 quilômetros da capital). “Uma falha em um equipamento da rede, de baixo nível de importância, se propagou, afetando a proteção de equipamentos mais importantes da rede”, explicou. “O serviço foi normalizado quando conseguimos identificar a área com problema e isolar essa parte do sistema”, disse.


Desde instituições que têm contratos específicos com a Telefonica para a transmissão de dados, como grandes empresas e órgãos do governo, até usuários de internet residenciais foram prejudicados. De acordo com Valente, nenhum deles terá de pagar pelo serviço contratado pelo período em que ele esteve intermitente.

Esta tarde, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável pela regulação do serviço, divulgou nota informando que também está investigando a causa do problema para aplicar as medidas cabíveis. De acordo com a Lei Geral de Telecomunicações, a Telefonica pode ser multada em até R$ 50 milhões pelos problemas causados ao consumidor.


POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado