Cultura

Aproveite Carnaval para visitar os museus do Estado
22-02-2019 19:16

Os museus da Secretaria de Estado da Cultura abrem com horário especial durante o feriado de Carnaval. É uma boa oportunidade para quem fica em Curitiba ou vem à Capital de conhecer ou revisitar os espaços.



Reaberto ao público recentemente, o Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) passou por obras de restauro e foi totalmente remodelado. O público pode conferir de perto o espaço onde morou o artista norueguês Alfredo Andersen, e contemplar parte de sua obra. No local está montada também a exposição “in situ/em trânsito”, que tem curadoria de Eliane Prolik e Adolfo Montejo Navas. A mostra apresenta um conjunto de 33 pinturas a óleo, 32 desenhos, além de fotografias, documentos e objetos da escola-ateliê do artista.



No Museu Paranaense (MP) o visitante pode conferir o circuito expositivo Ocupação do Território Paranaense, totalmente renovado, que fica no anexo do museu. São histórias do Paraná contadas por seus principais atores: dos indígenas aos imigrantes, dos conflitos armados às festas populares presentes no Estado. No prédio histórico estão expostas Dinheiro e Honraria: o acervo de numismática do Museu Paranaense; A cidade e suas ruas: retratos dos personagens de Curitiba; e Clubes sociais negros do Paraná”, entre outras mostras.



No Museu Oscar Niemeyer (MON) estão em cartaz as exposições as Politopos Irregulares – Didonet Thomaz; Diáfano – reflexos, transparências e opacidade na obra de Carlos Fajardo; Estruturas e Valores – Antonio Arney; Nemer Aquarelas recentes – Geometria residual; Bienal 25 anos; Pierre Verger; Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses e Serguei Maksimishin – O último Império, que traz imagens da Rússia contemporânea, uma imersão por meio de 65 fotografias em um país de proporções gigantescas.



O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) apresenta a exposição Tempos Sensíveis, na sala 8 do MON – a sede do Centro está temporariamente fechada para reforma e restauro. Com curadoria de Agnaldo Farias, a mostra reúne obras do acervo em que a sensibilidade e a reflexão ficam evidentes. São 96 obras de 79 artistas, entre eles Livio Abramo, Carlos Zilio, Käthe Kollwitz, Poty, Carina Weidle, Luciano Zanette.



Quem passar pelo Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) pode conhecer a exposição CINEMIS, com fotos de filmes clássicos, cartazes de cinema e sinopses de filmes. Um resgate da história cinematográfica a partir do acervo do jornalista e colecionador curitibano Aramis Milarch e do antigo Cine Morgenau. Também integra a mostra a coleção tridimensional do museu, composta por rádios, radiolas, toca-discos, moviolas, câmeras fotográficas e projetores.



No Museu do Expedicionário (MEXP) o público pode conferir a exposição permanente que retrata a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial, a partir de um vasto material histórico com fotografias, filmes, mapas, livros, ilustrações, peças e documentos.



 



Agência Estadual de Notícias

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado