Cultura

Bailarino Volmir Cordeiro encena a peça Rua no Museu Paranaense
22-07-2019 16:47

As salas e corredores do Museu Paranaense se transformarão em um grande palco para o bailarino Volmir Cordeiro e o músico Washington Timbó com a performance artística Rua. Criada em 2015 para o Museu do Louvre, a coreografia de Cordeiro é acompanhada pelo ritmo marcante do atabaque de Timbó e conduz o público a uma experiência sensorial. A apresentação acontece em 30 de julho, a partir das 19 horas.



Após a apresentação, o bailarino participa de um bate-papo sobre dança contemporânea, com a participação da coordenadora de Dança da Fundação Cultural de Curitiba e diretora da Casa Hoffmann, Carmen Jorge. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Para participar é preciso se inscrever (acesse aqui).



Com a encenação da peça Rua, a dança entra no rol das ações promovidas pelo museu com o objetivo de criar narrativas transversais aos temas presentes no acervo. “Este duo de dança é feito justamente para ser encenado em museus, praças ou galerias. O público desloca-se com a dança e se transforma em coadjuvante. Isso nos ajuda a fomentar o constante diálogo entre diferentes linguagens artísticas aos conteúdos científicos desenvolvidos em nossos departamentos e o público fruidor”, disse a diretora do Museu Paranaense, Gabriela Bettega.



A PERFORMANCE - O dançarino encarna diversos personagens do universo urbano, com os múltiplos corpos e rostos presentes na rua. A coreografia foi inspirada nos poemas sobre a guerra de Bertolt Brecht (O ABC da guerra, de 1954) e explora a tensão e alternância entre estados associados à violência, à dor, à festa, à resistência ou à vulgaridade.



SOBRE O ARTISTA - Radicado em Paris desde 2011, Volmir Cordeiro é natural de Concórdia, Santa Catarina. Mudou-se para a capital francesa para estudar no Mestrado Essais - Centre National de Danse Contemporaine d’Angers. É doutor em dança pela Universidade Paris 8.



Artista-pesquisador, trabalhou como intérprete com os coreógrafos Alejandro Ahmed, Lia Rodrigues, Cristina Moura, Xavier Le Roy, Laurent Pichaud & Rémy Héritier, Emmanuelle Huynh, Jocelyn Cottencin e Vera Mantero. Em 2012 começou a criar seus próprios projetos como coreografo, apresentando suas peças em diversos festivais internacionais. Também atua como professor em escolas de formação coreográfica na França, Bélgica e Chile.



Serviço

Performance Rua, com Volmir Cordeiro e Washington Timbó

Bate-papo sobre dança contemporânea com Volmir Cordeiro e Carmen Jorge

Data: 30/07 (terça-feira), a partir das 19h

Inscrições: http://bit.ly/volmircordeiro

Entrada gratuita



 



Agência Estadual de Notícias

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado