Cultura

Balé “Sagração da Primavera”, de Stravinsky, volta ao Teatro Guaíra
20-06-2014 14:41

Com coreografia da portuguesa Olga Roriz, a célebre composição musical do russo Igor Stravinsky, “A Sagração da Primavera”, volta ao palco do Guairão na próxima semana. O Balé Teatro Guaíra apresenta o espetáculo nos dias 25, 26 (quarta e quinta-feira) para o público em geral e, no dia 28 (sábado), como parte da mostra da AbaBTG (Associação de Bailarinos e Apoiadores).

“A Sagração...”, que já foi apresentada pelo Guaíra em várias capitais brasileiras com muito sucesso, é considerada o marco inicial da modernidade no século XX. Estreou no Théâtre des Champs-Élysées, em Paris, no dia 29 de maio de 1913, com coreografia do russo Vaslav Nijinsky. Foi bem recebida pelos vanguardistas, mas causou indignação nos mais conservadores por tratar de um ritual sacro-pagão. Na coreografia, velhos sábios sentados em círculo observam a dança mortal de uma adolescente oferecida ao deus da primavera em troca de boas colheitas.

Originalmente, a obra mostra uma virgem que deve dançar até morrer. Mas a montagem atual se distancia da ideia original em dois aspectos: o protagonismo incomum do personagem Sábio, que ocupa posição relevante e o fato da personagem eleita não ser tratado como vítima e sim privilegiada por ter sido escolhida e dança sem medo. Os cenários são de Pedro Santiago Cal, que também divide o figurino com Olga Roriz.

INTERIOR – Cerca de 2,5 mil pessoas assistiram as apresentações do Balé Teatro Guaíra em várias cidades do interior do Paraná, como parte da Mostra Paranaense de Dança 2014. Em União da Vitória, Francisco Beltrão, Apucarana e Ponta Grossa, a companhia dançou as coreografias “Caixa de Cores” e “Predicativo do Sujeito”, além de apresentar uma Experiência Urbana nas ruas das cidades.

Serviço:
A Sagração da Primavera - Balé Teatro Guaíra
Data: 25, 26 e 28
Horário: 20h30
Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão – Rua Conselheiro Laurindo s/n – Centro – Curitiba – Paraná
Ingressos: R$ 20


Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
GUIASJP - Um serviço POW Internet
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.