Cultura

Escola de dança do Guaíra volta para a sede do teatro
29-07-2015 12:30

Depois de 27 anos atuando em espaços locados em Curitiba, a Escola de Dança do Teatro Guaíra (EDTG) volta a funcionar no prédio do teatro, no Centro da cidade. A partir desta quinta-feira (30), os professores e profissionais já começam a se instalar no novo espaço. As aulas, por sua vez, iniciam na quarta-feira (05). A nova localização vai facilitar o acesso dos alunos às aulas e deve também incentivar o uso dos palcos, onde eles apresentam seus espetáculos.

Criada em 1956, a instituição vinculada ao Centro Cultural Teatro Guaíra deixou a sede do teatro em 1988. Há cerca de 15 anos, funcionava em um prédio alugado no Jardim Botânico, que já não tinha condições para comportar todos os alunos. “Como uma instituição oficial do Estado, a Escola de Dança do Teatro Guaíra deve servir à comunidade. Com esta volta à região central, ela tem a possibilidade de atender a cidade como um todo”, explica a coordenadora da escola, Sylvia Massuchin.

Para ela, a instalação da escola dentro do Teatro Guaíra irá contribuir com a formação dos futuros dançarinos. “Ter aulas dentro do teatro é algo mágico. É um ambiente artístico onde eles vão vivenciar toda a cultura que acontece aqui dentro”, afirma.

“É uma grande honra e uma alegria imensa para o Teatro Guaíra receber novamente sua Escola de Dança, que há muitos anos deixou essas instalações”, declara a diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter. “Fui aluna da Escola de Dança quando as aulas eram aqui e posso afirmar que estudar dentro do Teatro Guaíra, que é o principal centro cultura do Estado, é algo espetacular”, disse.

Um planejamento logístico foi realizado no teatro para alocar a Escola de Dança. Para garantir um bom atendimento e a segurança dos alunos, todas as salas de aula, estúdios e o setor administrativo ficarão concentrados na Rua Amintas de Barros, facilitando a entrada e saída dos pais, crianças e adolescentes.

SOBRE A ESCOLA – A Escola foi criada para formar profissionais de dança com qualidade, dando possibilidades para que os estudantes possam desenvolver o seu talento. Desde a sua fundação, formou inúmeros bailarinos que hoje atuam no mercado de trabalho nacional e internacional.

A Escola de Dança conta hoje com cerca de 200 alunos, de diferentes faixas etárias. São oferecidos três cursos: o Curso de Formação do Artista Bailarino, com duração de cinco anos de aulas e mais um ano de aperfeiçoamento; o Curso Técnico em Dança, com três módulos semestrais; e os Cursos Livres, formados por quatro cursos infantis e dois juvenis por semestre.

Em 2013, a escola passou por uma reestruturação com o objetivo de acompanhar o mercado de trabalho. Nesse ano, foi criada a Companhia Jovem Teatro Guaíra, resultado da união do projeto Pré-profissional com o Grupo Juvenil do Guaíra, e que hoje soma inúmeras premiações por participações em festivais em várias partes do Brasil.

Agência Estadual de Notícias
GUIASJP - Um serviço POW Internet
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.