Cultura

Exposição sobre Vilanova Artigas é prorrogada no MON
24-02-2016 13:43

Em cartaz no Museu Oscar Niemeyer (MON) desde 27 de julho de 2015, a exposição “Nos pormenores um universo – Centenário de Vilanova Artigas” estenderá seu período de exibição até o dia 31 de julho deste ano. O público terá mais tempo para conhecer a mostra, que homenageia o centenário do arquiteto João Vilanova Artigas e tem curadoria de Giceli Portela e Maria José Justino. Desde a abertura, a exposição já recebeu mais de 165 mil visitantes até a primeira quinzena de fevereiro.

Projetos originais, desenhos artísticos, maquetes, obras dos artistas que influenciaram Artigas, fotografias e documentos do acervo da família podem ser vistos pelo público. Há também vídeos e recortes do documentário que foi produzido especialmente para a comemoração de seu centenário, em 2015.

A curadora Maria José Justino diz que falar de João Vilanova Artigas é mergulhar em um universo múltiplo. Segundo ela, essa exposição busca mostrar o arquiteto, o artista, o mestre, o político e o cidadão. “E, em todas as perspectivas, Artigas mostrou-se íntegro. É, antes de tudo, um pensador. Um homem que pensa a sua condição humana, o seu presente, a realidade de seu país e o seu papel enquanto profissional e cidadão”.

A mostra ocupa duas salas e possui um percurso conduzido a partir da cronologia da vida e da obra de Vilanova Artigas, em seis núcleos expositivos. A curadora Giceli Portela conta sobre a experiência do arquiteto em Curitiba: “O contato com sua cidade de origem sempre foi permanente. Seja em reuniões com os parentes, nas temporadas que aqui passou, seja no campo profissional. Projetou casas para a família e os amigos, além do Hospital São Lucas, no bairro Juvevê”, comenta.

O visitante ainda poderá conferir as exposições: “Charif Benhelima, Polaroids: 1998-2012”, “Colapso”, “Obras sob guarda do MON”, “Museu em Construção”, “Cones”, “Espaço Niemeyer”, “Pátio das Esculturas”, o projeto especial “Isolde Hötte, sua obra” e duas salas que contam com obras da coleção do Museu: “Histórias do Acervo MON – em aberto”. As informações são do Governo do Estado.

SERVIÇO: Prorrogação da mostra “Nos pormenores um universo – Centenário de Vilanova Artigas”.
Data: Até 31 de julho.
Salas 4 e 5.
Terça a domingo, das 10h às 18h.
Ingressos: R$12 e R$6 (meia-entrada)
Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada gratuita.
GUIASJP - Um serviço POW Internet
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.