Cultura

Livro reforça a história e a cultura indígenas no Paraná
15-04-2016 11:06

O livro Tupã-Mitã – histórias, memórias e saberes Guarani, escrito pela professora de Matemática da rede estadual de ensino Iozodara Telma Branco de George, documenta relatos de líderes comunitários da etnia e reforça a preservação dos conhecimentos indígenas no Paraná. A publicação será trabalhada em sala de aula, em diferentes disciplinas nas escolas municipais e estaduais, com os objetivos de fortalecer a história e a cultura indígenas do Estado e de disseminar esses conhecimentos aos estudantes não indígenas.

O livro é escrito em primeira pessoa e traz depoimentos dos líderes comunitários Carlos Cabreira (Mitã, nome indígena) e Teodoro Jeguavy Alves (Tupã, nome indígena), ilustrações e fotografias que explicam didaticamente as atividades cotidianas da tribo pelo olhar dos líderes comunitários. “A ideia foi produzir um material com linguagem didática para ser trabalhado com alunos das séries iniciais para que esses conhecimentos não se percam no tempo”, explicou a autora.

Em sua tese de mestrado, Iozodara fez pesquisas de campo documentando os saberes matemáticos de professores da etnia Guarani que vivem no Paraná. A docente também trabalhou na formação das primeiras turmas de professores indígenas na Secretaria de Estado da Educação. As experiências acadêmicas e profissionais contribuíram para a produção do material.

“O livro surgiu após o desejo dos entrevistados de ter documentada parte de suas histórias e os conhecimentos da etnia aliada à experiência acumulada com professores indígenas na rede estadual de ensino”, lembrou a docente.

Fonte: AEN

Saiba mais sobre a obra!
GUIASJP - Um serviço POW Internet
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.