Cultura

Maestro Paulo Torres assume hoje cadeira número 16 na Academia Paranaense de Letras
04-06-2014 18:47

O maestro e professor do curso de música da PUCPR, Paulo Torres, assume hoje uma das cadeiras da Academia Paranaense de Letras. Destinada à música, esta cadeira já foi ocupada por grandes personalidades da música no Paraná. Atualmente, integram a Academia os professores Ir. Clemente Ivo Juliatto e Antônio Celso Mendes. A solenidade será às 20h, no Teatro TUCA – PUCPR.

O maestro ocupará a cadeira 16 que já foi ocupada por Benedito Nicolau dos Santos; Bento João d’Albuquerque Mossurunga, tio-avô de Paulo Torres; Benedito Nicolau dos Santos Filho; e, por último, o músico e maestro fundador da Orquestra Sinfônica do Paraná, Alceo Ariosto Bocchino (1918-2013).

Com mais de 2.500 concertos como spalla, solista e regente de inúmeras orquestras profissionais nas Américas e na Europa, Torres destaca a surpresa ao saber que seu nome havia sido indicado para compor os acadêmicos e ressalta ideias que pretende apresentar à Instituição. “Como membro da academia, poderei contribuir com propostas culturais, como um projeto de levar músicas às escolas”.

O professor da PUCPR também mantém o projeto "Música nos Hospitais", no qual faz apresentações de violino que trazem resultados positivos aos enfermos há 20 anos. Entre os hospitais participantes do projeto está o Marcelino Champagnat.

A Academia Paranaense de Letras foi fundada em 26 de setembro de 1936, sucedendo a antiga Academia de Letras do Paraná, e conta com 40 membros.


Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
GUIASJP - Um serviço POW Internet
<

Nenhum item encontrado

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.