Cultura

MON oferece programação especial em comemoração aos 13 anos do museu
19-11-2015 10:57

Em comemoração aos seus 13 anos de atividades, o Museu Oscar Niemeyer promove a Semana de Aniversário do MON, de 22 a 29 de novembro. Inaugurado em 2002, o museu já recebeu mais de 300 exposições nacionais, internacionais e itinerantes. Com 12 salas expositivas, a cada ano são realizadas cerca de 20 mostras, que juntas recebem um público superior a 300 mil visitantes.

A diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, ressalta que toda a programação foi pensada para aprofundar o envolvimento dos visitantes com o museu. “O MON é um espaço de arte, cultura e aprendizado. Esta semana gostaríamos que o público comemorasse conosco esta data tão especial”, afirma.

No domingo (22), às 11h, no miniauditório, como parte das ações da Semana da Consciência Negra, acontece uma conversa com o fotógrafo Brunno Covello sobre o projeto “O Haiti é aqui”, com projeções de suas fotos no local. No mesmo horário, no Olho, haverá uma visita mediada com a Equipe da Ação Educativa da Bienal. Aos domingos a entrada é gratuita das 10h às 13h.

Das 11h às 15h, a Equipe da Ação Educativa do MON coordena a oficina livre para os visitantes que queiram participar. A técnica é desenho, recorte e colagem, com a temática da sustentabilidade. No período da tarde, às 15h, a artista Katia Horn fará uma contação de histórias no espaço da Ação Educativa.

O MON Café oferecerá no sábado e no domingo (21 e22), das 12h30 às 14h, um barreado harmonizado com cervejas artesanais paranaenses. O número de mesas é limitado e por isso é preciso fazer reserva pelo telefone (41) 3350-4458. Haverá ainda uma seleção de doces exclusivos.

Na semana de aniversário o público pode aproveitar desconto de 20% em mais de 30 catálogos de exposições e artistas que já passaram pelo MON, como Anita Malfatti, Botero, Beatriz Milhazes, Paulo Leminski e Di Cavalcanti.

No dia 26 (quinta), às 19h, será aberta a exposição Colapso, com obras de três artistas paranaenses, e também ocorre o projeto Mais Música, às 20h. No domingo (29), além da entrada gratuita até as 13h, será feita uma mediação com a curadora Giceli Portela, às 11h, na exposição: “Artigas, nos pormenores um universo- centenário de João Vilanova Artigas”, nas salas 4 e 5.

Entre 11h e 15h, será realizada uma oficina livre com a equipe da Ação Educativa, com o tema “Construção de maquete: casa dos sonhos”. Às 15h, o artista Sérgio Moura fará a oficina “A arte é um voo no sonho lúdico da humanidade”, utilizando a técnica de recorte e colagem. Às 16h, na sala 7, haverá uma mediação com o historiador do MON Ricardo Freire na mostra “A União Soviética através da câmera".

Os visitantes também podem conferir as outras mostras que integram a Bienal Internacional de Curitiba, além das exposições Glück: o tempo e a imagem; Museu em Construção; Cones; Espaço Niemeyer; Pátio das Esculturas, o projeto especial Isolde Hötte, sua obra e duas salas que contam com obras da coleção do Museu: Histórias do Acervo MON – em aberto.

MON – O Museu Oscar Niemeyer foi inaugurado em 22 de novembro de 2002. O projeto é de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro que leva seu nome. O MON já realizou, ao longo destes 13 anos, mais de 300 exposições nacionais, internacionais e itinerantes. Com 12 salas expositivas, a cada ano são realizadas cerca de 20 mostras, que juntas recebem um público superior a 300 mil visitantes.

Este ano o MON recebeu nomes importantes como Wifredo Lam, Regina Silveira, Luiz Sacilotto, obras do acervo do Itaú Cultural, obras-primas do Japão, além de mostras do acervo, que conta com aproximadamente 3.500 peças.

Além das exposições, o MON conta com uma intensa programação cultural e realiza ações para o público toda semana. Em 2015, o museu ampliou o número de horas gratuitas, com entrada gratuita todos os domingos pela manhã.

Fonte: AEN
GUIASJP - Um serviço POW Internet
<

Nenhum item encontrado

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.