Cultura

Mostra BRDE de Cinema exibe sete filmes nacionais em Curitiba
24-06-2016 15:05

Quem gosta de cinema já pode incluir na agenda. Na próxima semana, Curitiba receberá a Mostra BRDE de Cinema Brasileiro, realizada pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) como parte das comemorações dos 55 anos da instituição. A mostra, que já passou por Porto Alegre e Florianópolis, é gratuita e disponibilizará ao público sete filmes nacionais realizados com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), do qual o BRDE é agente financeiro.

As exibições acontecem no Auditório Poty Lazzarotto, do Museu Oscar Niemeyer. A abertura será na segunda-feira (27) com uma sessão exclusiva para convidados. As exibições para o público começam na terça (28) e seguem até quinta (30) em dois horários, às 14h30 e às 19h30. Na quinta, último dia da mostra, haverá também uma sessão extra às 17 horas.

Entre as obras selecionadas estão duas animações. Uma delas é Até que a Sbórnia nos Separe, livremente inspirado no espetáculo Tangos & Tragédias, criado e interpretado pela dupla gaúcha Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky, falecido em 2014. Na animação, com vozes dos dois gaúchos e de Fernanda Takay e Arlete Salles, o fictício país da Sbórnia se vê em apuros quando o muro que o separa do resto do mundo cai repentinamente. A outra animação em cartaz, Bruxarias, é voltada para crianças e conta a história de uma menina que descobre ser de uma linhagem de feiticeiras e precisa salvar a avó e os segredos da família.

O único documentário na mostra é Ivan, do paranaense Guto Pasko. O documentarista conheceu o personagem-título durante a realização de outro documentário, Made in Ucrânia, de 2006. A partir da leitura dos diários de Ivan, o cineasta concebeu o documentário que narra história do ucraniano sobrevivente da Segunda Guerra Mundial, que fugiu para o Brasil e depois de quase 70 anos volta à terra natal.

A programação da mostra ainda conta com os dramas Para Minha Amada Morta, que levou sete prêmios no Festival de Cinema de Brasília no ano passado; Oração do Amor Selvagem, com o ator Chico Diaz como protagonista; Real Beleza, com direção de Jorge Furtado e Adriana Esteves e Vladimir Brichta nos papéis principais; e Beira-mar, premiado no Festival de Cinema do Rio no ano passado.

Fonte: AEN

Saiba mais!
GUIASJP - Um serviço POW Internet
<

Nenhum item encontrado

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.